Natural de Bicas

Você sabia? Herói improvável do título do Flamengo, Danilo é mineiro e foi revelado pelo América

Nascido na Zona da Mata, autor do gol na final da Libertadores iniciou carreira profissional no Coelho

Bernardo Haddad
@_bezao
Publicado em 30/11/2025 às 14:18.Atualizado em 30/11/2025 às 14:34.
Danilo nasceu em Bicas, na Zona da Mata, cidade com menos de 14 mil habitantes (Reprodução/ FIFA)
Danilo nasceu em Bicas, na Zona da Mata, cidade com menos de 14 mil habitantes (Reprodução/ FIFA)

Com passagens vitoriosas por clubes europeus como Real Madrid, Juventus e Manchester City, o zagueiro Danilo continua escrevendo seu nome nas páginas históricas do futebol. Neste sábado (29), o gol do título do Flamengo sobre o Palmeiras na final da Libertadores foi marcado pelo defensor, que é natural de Bicas, na Zona da Mata, e foi revelado pelo América. 

Danilo marcou um “golaço” de cabeça aos 22 minutos do segundo tempo da decisão. O zagueiro aproveitou o cruzamento do meia Giorgian De Arrascaeta e sacramentou o título rubro-negro. 

Após a partida, o zagueiro se emocionou e relembrou as épocas de infância vividas em Bicas, cidade do interior mineiro com menos de 14 mil habitantes. 

"Quando cheguei ao Ninho do Urubu, foi um momento muito especial. Tem a parede com várias fotos, principalmente a do Petkovic, e me passou um filme na cabeça. De voltar a ser menino, de pegar uma bola de borracha no campinho de terra em Bicas e ficar batendo faltas pensando que eu era o Petkovic. É uma coisa que vem do fundo do meu coração”, disse em entrevista à Fifa. 

Danilo estreou profissionalmente pelo América, em 2009, e foi destaque na campanha do título da Série C do Campeonato Brasileiro. Ao todo, o então lateral-direito disputou 29 partidas pelo Coelho e marcou dois gols. 

Em 2010, foi vendido ao Santos e emplacou títulos ao lado de Neymar. No clube paulista, fez quase 80 jogos, marcou 10 gols e conquistou uma Copa do Brasil e uma Libertadores - inclusive marcando gol na final contra o Peñarol. As grandes atuações lhe renderam o carimbo no passaporte, ao ser negociado com o Porto, de Portugal.

"O Danilo é um jogador multicampeão por onde passou. É o tipo de jogador que entra em campo sem parecer que está jogando uma final; joga de forma serena, tranquila, dominando todos os espaços", disse o técnico Filipe Luis em entrevista coletiva após a partida. 

Em 2015, foi vendido ao Real Madrid, onde conquistou dois títulos da Liga dos Campeões até ser transferido ao Manchester City. Na Inglaterra, também enfileirou troféus, com duas taças da Premier League. 

Depois, chegou à Juventus, da Itália, time em que fez história e foi capitão. Durante a passagem pela “Velha Senhora”, Danilo também se redescobriu em campo, saindo da posição de lateral e começando a atuar como zagueiro. 

Em janeiro deste ano, decidiu voltar ao Brasil e foi vendido ao Flamengo. Além da taça da Libertadores, Danilo pode conquistar o Campeonato Brasileiro com o clube carioca na próxima quarta-feira (3). Uma vitória contra o Ceará, no Maracanã, garante o título nacional ao Rubro-Negro. 

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por