Volta Internacional da Pampulha acontece neste domingo com homenagem às vítimas do acidente aéreo

Da Redação
esportes@hojeemdia.com.br
03/12/2016 às 15:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:55

A 18ª Volta Internacional da Pampulha acontece neste domingo (4) e deve reunir cerca de 15 mil atletas de todo o Brasil e do exterior. Os corredores vão percorrer 17,8 km por um dos cartões-postais da capital mineira, em um trajeto técnico e rápido, com largada e chegada na Avenida Octacílio Negrão de Lima - Praça de Iemanjá, na Lagoa da Pampulha, a partir das 7h45.

A série de largadas da prova terá a Elite feminino, às 7h45, e a Elite masculino, o Pelotão Premium, Atleta com Deficiência e Pelotão Geral, que começarão a prova a partir das 8h. Os organizadores farão um minuto de silêncio em homenagem às vitimas do acidente aéreo com o time da Chapeconse antes da largada.

Neste sábado (3), véspera da prova, será o último dia para a retirada do kit de participação, feito em conjunto com a entrega do chip cortesia, no Estádio Governador Magalhães Pinto - Mineirão, na Av. Antônio Abrahão Caran, 1001, Bairro São José, Belo Horizonte. A retirada poderá ser feita no das 9h às 18h. Não haverá entrega de kit de participação no dia do evento e nem após o término do mesmo.

O Brasil terá alguns de seus principais nomes nesta edição da prova. Além do atual tetracampeão, o mineiro Giovane do Santos, e da campeã de 2014, a paranaense Joziane Cardoso, outros destaques estão confirmados. No masculino estarão também Gilberto Silvestre Lopes, terceiro na Meia Maratona do Rio deste ano, Valério de Souza Fabiano, Damião Ancelmo Souza, campeão da Meia Maratona de São Paulo, Waldir de Oliveira, entre outros. 

Entre as mulheres estarão ao lado de Joziane feras como Valdilene Silva, vice na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2016 e quarta na Pampulha do ano passado, Marizete Moreira dos Santos, bicampeã da Maratona Internacional de São Paulo, Cruz Nonata, e a experiente Maria Zeferina Baldaia, campeã em Belo Horizonte em 2001.

Estrangeiros

Para tentar acabar com o domínio dos brasileiros, sete estrangeiros estarão na prova, alguns com bastante experiência em provas no país: Paul Koech Kimutai (Quênia), campeão da Maratona Internacional de São Paulo deste ano; Mathew Kiptoo Cheboi (Quênia), quinto na Meia Maratona Internacional de São Paulo 2016; Dominic Pkemoi Cheronges (Quênia); Getu Kure Mideksa (Etiópia), sexto na Volta Internacional da Pampulha 2015; Augustine Paulo Sulle (Tanzânia); Saidi Juma Makula (Tanzânia) e Eliya Daudi Sidame (Tanzânia), vice na Meia Maratona de São Paulo em 2014.    

No feminino, Joziane Cardoso venceu em 2014, foi terceira no ano passado e chega em 2016 para tentar mais um resultado positivo. Suas principais adversárias do exterior serão Leah Jerotich (Quênia), terceira na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2016; Jackline Juma Sakilu (Tanzânia), vice-campeã da Corrida Internacional de São Silvestre em 2012; e Angelina Daniel Tsere (Tanzânia), vice-campeã da Corrida Eu Atleta 10K.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por