Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Werdum x Miocic lidera maior evento da história do UFC no Brasil neste sábado

Felippe Drummond Neto
fneto@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/05/2016 às 01:03.Atualizado em 16/11/2021 às 03:26.

Esqueça qualquer compromisso que você tenha marcado para este sábado (14) a partir de 19h15. Neste horário começa a ser disputado no Estádio do Atlético Paranaense, em Curitiba, o UFC 198, maior evento da história do Ultimate no Brasil, que além de um card repleto de estrelas e lendas do MMA, contará com de 40 mil fãs presentes.

Na luta principal, Fabricio Werdum fará sua primeira defesa do título dos pesados contra Stipe Miocic. Antes, Ronaldo Jacaré e Vitor Belfort se chocam num combate que pode definir o próximo na linha dos pesos médios. O evento terá também a estreia de Cris Cyborg, número um do mundo no peso pena, contra Leslie Smith.

O UFC 198 terá ainda Maurício Shogun, Rogério Minotouro, Demian Maia, Warlley Alves, John Lineker, Francisco Massaranduba, Serginho Moraes, Renato Moicano, Thiago Marreta. Enfim, o que não faltará são atrações para quem quiser acompanhar o evento que terá seu card principal transmitido ao vivo pela Globo, a partir de 23h.

Saiba tudo sobre o UFC 198


Liderando um evento deste tamanho, nada melhor que uma luta valendo o cinturão da categoria mais nobre do mundo das lutas, os pesos pesados, que sempre geram uma grande expectativa, graças ao alto poder de nocaute da maioria dos lutadores.

E fazendo sua primeira defesa do cinturão o gaúcho Fabricio Werdum terá pela frente o norte-americano Stipe Miocic. Favorito para o combate, Werdum é o primeiro e único lutador da história a conquistar o título do ADCC e do UFC. Dono de um dos melhores jiu-jitsu do UFC Werdum evoluiu muito nos últimos anos se tornando um striker de alto nível, com muay thai de elite, wrestling desenvolvido e o mesmo jogo de chão de sempre.

Treinando sob a batuta de Rafael Cordeiro ele evoluiu muito no Muay Thay e com isso se tornou um lutador completo. Dono de um cartel de 25 lutas, sendo 20 vitórias – dez delas por finalização – e cinco derrotas, o brasileiro venceu nove de suas últimas dez lutas, e está invicto há seis combates.

Porém, do outro lado, Stipe Miocic é um daqueles lutadores que oferece perigo a qualquer um, mesmo lutando de forma unidimensional. Apesar do favoritismo do brasileiro, Miocic é um nocauteador e possui um boxe de altíssimo nível e já demonstrou que aguenta apanhar como poucos.

Com um cartel de 16 lutas, sendo 14 vitórias e duas derrotas, o que pesa contra o americano, é sua inconstância. As duas derrotas da carreira de Miocic vieram em suas dez últimas lutas, contra o holandês Stefan Struve e depois o brasileiro Júnior Cigano. Por outro lado ele vem de dois nocautes sobre Mark Hunt e Andrei Arlovski, que o credenciaram para disputar o título.

Melhor luta da noite
Apesar de não ser a luta principal da noite, o duelo entre os brasileiros peso médios (até 84kg) Vitor Belfort e Ronaldo Jacaré promete dividir a torcida na Arena da Baixada e tem tudo para ser a melhor luta da noite.

Considerado um verdadeiro clássico do MMA, os dois somam mais de 60 lutas profissionais no MMA. Além disso, o vencedor do duelo deve receber o title shot para enfrentar o vencedor de Luke Rockhold e Chris Weidman, que se enfrentarão no UFC 199, dia 4 de junho.

Belfort é um dos atletas há mais tempo está em atividade, sua primeira luta foi em 1996. Com um cartel de 36 lutas, com 25 vitórias e 11 derrotas, o Fenômeno sempre esteve entre os tops e não quer deixar passar mais uma chance de conquistar seu terceiro cinturão do UFC – já foi campeão peso pesado e meio-pesado.

Do outro lado, Jacaré que lutou pela primeira vez em 2003 e é considerado um dos lutadores brasileiros mais técnicos dos últimos anos. Em seu cartel ele possui 26 combates com 22 triunfos e 4 revezes. Mas o que mais impressiona é a forma como ele costuma terminar suas lutas, das 22 vitórias, 16 foram por finalizações.

Entrevista com Ronaldo Jacaré

Você e o Belfort farão um verdadeiro duelo de lendas do MMA brasileiro e mundial. Como é a relação entre vocês?
Relação profissional. Admiro a história do Vitor, respeito muito o que ele já fez no MMA, mas é o meu momento. Serei o vencedor dessa luta.


Não atrapalha de maneira nenhuma. Farei o que sempre fiz dentro do octógono, ser agressivo, partir em busca da vitória. 

Todo mundo está esperando que você busque desde o inicio do combate a luta agarrada, para tentar levar para o solo que é onde você domina. Você também pensa assim?
Se todo mundo está pensando assim, pode ser que eu esteja pensando diferente (risos). Estou pronto e confortável para lutar em qualquer cenário contra o Vitor.

Você tem uma preferência de uma forma como vencer essa luta?
Nenhuma, só quero vencer. Isso é o que me importa.

Quanto mais tempo a luta demorar melhor pra você, visto que o Vitor tem a fama de ser um dos lutadores mais perigosos no primeiro round. Como você tem se preparado para encarar um lutador com tanta explosão no início dos combates?
O Vitor é sempre perigoso, em todos os rounds. Estou pronto para lutar três rounds em alto nível, pronto para ter o braço erguido ao final do combate.

Claro que todo lutador almeja o cinturão do UFC, ainda mais vocês que estão no topo do ranking. Você acredita que quem vencer garante o title shot? O Dana já falou sobre isso com você?
Não foi prometido, mas acho que não tem como ser diferente. O vencedor dessa luta tem que ser o desafiante dos médios do UFC. Vitor e eu merecemos, mas o desafiante será eu.

Como você vê um evento desta dimensão ser realizado no Brasil, e em um estádio de futebol? Alguma vez você sonhou com isso? Pra você qual card está melhor o do UFC 198 ou o do 200?
Estou muito feliz por fazer parte da história do MMA no Brasil com esse evento. Vai ser incrível! Não vejo a hora de entrar naquele estádio lotado, a torcida gritando. Já imagino todos os fãs fazendo o gesto da boca do jacaré com os braços. Preciso e vou em busca da vitória para deixar o dia 14 de maio inesquecível. 


Veja o card completo do UFC 198
Card principal – a partir de 23h
Fabrício Werdum x Stipe Miocic
Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort
Cris Cyborg x Leslie Smith
Mauricio Shogun x Corey Anderson
Warlley Alves x Bryan Barberena

Card preliminar – a partir de 19h15
Demian Maia x Matt Brown
Thiago Marreta x Nate Marquardt
John Lineker x Rob Font
Rogério Minotouro x Patrick Cummins
Francisco Massaranduba x Yancy Medeiros
Serginho Moraes x Luan Chagas
Renato Moicano x Zubaira Tukhugov

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por