EUA prendem ex-presidente do Peru, acusado de receber propina da Odebrecht

Estadão Conteúdo
16/07/2019 às 17:32.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:34
 (Reprodução/Pixabay)

(Reprodução/Pixabay)

O governo dos Estados Unidos prendeu nesta terça-feira, 16, o ex-presidente do Peru Alejandro Toledo, a pedido da Justiça peruana, informou o Ministério Público em Lima.

Segundo o MP peruano, a prisão foi intermediada pela Unidade de Cooperação Judicial Internacional e o ex-presidente comparecerá à Justiça americana para dar início ao processo de extradição.

Toledo tem contra si um mandado de prisão preventiva de 18 meses no âmbito da Operação Lava Jato no Peru. Ele é acusado de receber propina de US$ 20 milhões para conceder à Odebrecht a construção da Rodovia Interoceânica, quando foi presidente, entre 2001 e 2006.

Toledo é um dos quatro ex-presidentes do Peru envolvidos na Lava Jato no país. Todos receberam mandados de prisão preventiva depois das investigações da procuradoria. Ollanta Humala chegou a ficar preso por nove meses e foi libertado após decisão judicial.

Pedro Pablo Kuczynski teve a pena transferida para prisão domiciliar em consequência da idade avançada e Alan García cometeu suicídio quando os policiais foram à sua residência prendê-lo. (com agências internacionais)Leia mais:
Procuradoria vai à Justiça para que ANS defina protocolos clínicos para autismo
Irã indica possibilidade de conversar com os EUA sobre mísseis balísticos
Itália encontra míssil em arsenal apreendido durante operação contra neonazistas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por