Fábrica de cortinas e persianas ignora crise e festeja 20 anos de vida

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
15/11/2015 às 10:57.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:29

A mineira Criativa, fábrica de persianas e cortinas, completa neste ano duas décadas de mercado. E mesmo que o ambiente econômico não esteja nada festivo, o espírito da diretora Cátia Alves é de comemoração. “Tenho orgulho do momento da empresa, mesmo com toda a situação de crise no país. Estou muito animada para 2016 e acredito que as coisas vão melhorar”, diz.

Diante do contexto desafiador, o foco é manter a sustentabilidade da empresa, que conta hoje com uma equipe de 150 funcionários. “Não podemos perder clientes fidelizados. Por outro lado, não é a hora de nos aventurarmos com clientes que não conhecemos porque a inadimplência está enorme. O cenário exige vendas coerentes, com qualidade e segurança”, afirma.

Desde a criação da Criativa, a empresa vinha crescendo numa média de mais de dois dígitos por ano. No entanto, para 2015, a previsão é de um aumento menos robusto. “Esperamos no mínimo 5%. Mas qualquer número positivo já me deixará feliz”, confessa.

Crescimento

A história da empresa começou a partir do sonho do marido de Cátia, Ricardo Santos, que enxergou nas cortinas que a mãe confeccionava em casa uma oportunidade de negócios.

“Ele era o garoto que media o espaço e instalava as cortinas. Foi então que percebeu que poderia crescer e montou uma oficina simples de persianas. Comprou um maquinário, reduziu drasticamente o tempo para entrega do produto e foi conquistando a clientela”, lembra.

O início foi em um galpão de 500 metros quadrados, no bairro Santa Maria, em Belo Horizonte. Com o progresso, a fábrica foi transferida para uma espaço de 1.500 metros quadrados na vizinhança. E atualmente ocupa um terreno de 4.000 metros no bairro Califórnia, também na capital.

Com a morte do marido, há quase 11 anos, Cátia, até então pesquisadora da UFMG em biodiversidade, assumiu a direção da empresa. E não largou mais.

“Nos primeiros dois anos, eu seguia a receita do bolo que o Ricardo havia deixado. O segredo foi criar laços e transmitir confiança. Já conquistamos muitas vitórias, mas temos muito pela frente”, diz.

Atualmente, o canal de vendas utilizado pela Criativa é formado por 700 revendedores em todas as regiões do Brasil.

As persianas e cortinas são personalizadas, feitas sob medida e ao gosto do freguês. Cerca de 60% dos insumos utilizados na fabricação são importados. As compras são realizadas nos Estados Unidos, Europa e China.

“O câmbio variou 40% e criou uma situação que requer atenção. Tanto que só repassamos cerca de 15%. Aprimoramos o critério na escolha do fornecedor e diminuímos a margem”, afirma.

- A empresa produz mais de 20 itens diferentes, sem contar a variedade de cores e sistemas de acionamentos (manual, monocontrole ou motorizado)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por