
Carro é caro no Brasil, mas a picape é ainda mais salgada. E se for a diesel o preço vai nas alturas. Mas no mercado de usados é possível comprar uma picape robusta sem gastar um apartamento, talvez o mesmo que um compacto.
Uma boa opção para quem precisa de uma caminhonete com motor diesel, tração 4x4 e que não seja muito velha é a Fiat Toro Freedom 2.0 TD, ano 2018. A picape tem valor de referência de R$ 91 mil, segundo a Fipe.
Seu motor turbodiesel 2.0 de 170 cv e 35,7 mkgf de torque oferece muita força à picape para carregar até uma tonelada de carga. A transmissão de nove marchas é velha conhecida do mercado e oferece boa eficiência (média combinada, entre urbano e rodoviário, de 10,4 km/l), ainda mais em dias em que o óleo combustível se tornou a opção mais cara dos postos.
Partindo do princípio de que a Toro é um veículo de carga, seus atributos de comodidade a tornam mais próxima de um automóvel que as médias. A inclinação do banco traseiro oferece mais conforto para as costas que as demais, em que os encostos são praticamente em 90 graus.
Menor e mais estreita, a Toro se comporta como um sedã grande no trânsito e a câmera de ré (opcional) facilita as manobras. Por outro lado, o teto baixo e a inclinação acentuada da coluna “A” dificultam o acesso ao volante aos mais altos. O senão da versão fica por conta dos itens de série. Para receber a caixa AT9, ele teve diversos itens removidos, como rádio, sensores de chuva e acendimento automático, rodas de liga leve e capota marítima.
Assim, o interessado nessa picape deve ficar atento, já que a unidade em negociação pode não vir com todos os equipamentos que figuram na versão Volcano (que era a topo de linha em 2018). Mas é possível encontrar unidades equipadas com o que se tinha de mais farto como ar-condicionado digital, multimídia, faróis de neblina e bancos em couro.
Para quem precisa de uma picape para fazer as vezes de carro do dia a dia e também carro de boi nos finais de semana, esse touro velho pode ser uma boa escolha.