Fracassa tentativa de acoplar nave de carga russa Progress à ISS

AFP
24/07/2012 às 07:32.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:47
 (Nasa/Divulgação)

(Nasa/Divulgação)

MOSCOU - A nave de carga russa Progress, que havia se separado da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) para realizar testes sobre estes procedimentos, não conseguiu se acoplar novamente após um problema técnico, informaram nesta terça-feira (24) a Nasa e as autoridades russas.

"O acoplamento do cargueiro russo Progress 47 à ISS foi adiado devido a uma aparente falha do novo sistema de atracação Kurs-Na", indicou a agência espacial americana Nasa em seu site.

Um porta-voz do centro russo de controle de voos espaciais (TSOUP) confirmou à AFP que a nave de carga Progress M-15M (segundo a classificação russa) não havia conseguido se acoplar novamente à estação, sem dar mais detalhes.

Segundo a Nasa, a nave de carga encontra-se agora a uma distância segura da ISS e uma nova tentativa de conexão irá ocorrer nos próximos dias, no sábado ou no domingo.

"Desta posição, uma vez compreendidas as causas do fracasso, a nave de carga pode fazer outra tentativa de aproximação com a estação", disse a Nasa.

A nave de carga Progress se desprendeu da Estação Espacial Internacional no domingo para realizar testes destinados a facilitar os procedimentos de acoplamento deste tipo de naves à ISS no futuro. Atualmente encontram-se a bordo da ISS seis astronautas americanos, russos e japoneses.   

A Rússia sofreu em pouco mais de um ano uma série de fracassos no setor espacial que provocaram a perda de vários satélites e outros artefatos, principalmente outra nave de carga que deveria abastecer a Estação Espacial Internacional.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por