G20 se opõe aos EUA sobre comércio e clima

AFP
Publicado em 18/03/2017 às 09:30.Atualizado em 15/11/2021 às 13:47.

BADEN-BADEN, Alemanha - Os ministros das Finanças dos países do G20 tentam neste sábado (18) impedir que os Estados Unidos provoquem o retrocesso da doutrina mundial sobre livre comércio e luta contra as mudanças climáticas.

A declaração final dos ministros das maiores economias do mundo e das grandes nações emergentes será divulgada na tarde deste sábado, ao término desta primeira reunião de importância para a nova administração de Donald Trump.

Há dois temas sensíveis: a doutrina de livre comércio do G20, quando Trump não é nada hostil ao protecionismo - palavra detestada no G20 - e a luta contra as mudanças climáticas, com um presidente americano que multiplicou posições próximas aos céticos sobre o papel do homem no aquecimento global.

Cada palavra deste comunicado é negociada e analisada, e na tarde deste sábado qualquer modificação no vocabulário liberal e pró-comércio do G20 será considerada como produto de um "efeito Donald Trump".

"O projeto de comunicado está terminado, salvo a frase sobre o comércio (...), na qual se vê que há sobre o tema do respeito às regras no comércio internacional uma divergência entre os Estados Unidos e os demais países defensores do multilateralismo", disse à AFP neste sábado uma fonte próxima às negociações.

A fórmula que será utilizada ainda não foi decidida. "Possivelmente não se dirá nada, ou talvez uma frase que resuma os pontos de acordo. Veremos", disse esta fonte.
    
Discórdia
financiamento do terrorismo, assim como a luta contra a otimização fiscal, segundo várias fontes.

G20. Os debates não são hostis, mas moderados, segundo várias fontes.

China era presidente do G20.

luta contra as mudanças climáticas.

sobre este tema que a posição ainda não foi decidida em Washington, e que precisa de tempo", resumiu a fonte.

e de governo do G20 de julho em Hamburgo.

 "isolacionista".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por