GAMES

BGS volta com força total em sete dias de feira

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 30/07/2022 às 09:45.
 (Marcelo Jabulas)

(Marcelo Jabulas)

A BGS está de volta em 2022. A sigla para o Brasil Game Show se tornou um dos três maiores eventos de games do mundo e o principal da América Latina. Como no Blip do universo Marvel, o encontro retorna ao Expo Center Norte, em SP, após dois anos de pandemia de Covid-19.

E para saber mais sobre o evento, fomos conversar com o criador da feira, Marcelo Tavares. Para compensar os dois anos de desse Blip pandêmico, a feira terá nada menos que sete dias de duração.

“Ficamos dois anos sem BGS em função da pandemia. Nada mais justo que dar mais tempo para os fãs poderem curtir mais um pouco. Afinal, quem já esteve na BGS sabe que impossível conferir tudo em um único dia”, explica Tavares.

Sem saber, Marcelo criou uma feira que é tão ampla como uma ida ao Museu do Louvre, na França. Quem já foi recebido pela pirâmide de vidro, em Paris, sabe que é impossível conhecer tudo numa única visita. 

Os números da BGS 2022 prometem ser superlativos. Até o momento foram cadastrados 3 mil influenciadores e outros 3 mil jornalistas apenas para cobrir o evento. “A pandemia acabou dando muita visibilidade para muita gente nas plataformas digitais”, analisa.

Outros 2 mil cosplayers se cadastraram para exibir suas indumentárias inspiradas em personagens de games, quadrinhos e mais figuras do universo geek. Além disso há mais de 400 estandes espalhados pelo pavilhão. Empresas como Intel, Acer, HyperX, Razer, Dell, AMD são alguns dos expositores. Muitas delas montam estações de games para demonstrar seus equipamentos. 

“Cada estande é um pequeno evento, pois as marcas trazem muito conteúdo e permitem que os visitantes possam experimentar seus produtos. É a oportunidade para comparar um fone, teclado e até mesmo consoles”, explica.

E é verdade, depois de cobrir pelo menos quatro edições da BGS, realmente é possível testar de tudo. Minha primeira experiência com os óculos 3D do PS3, foi numa BGS, ainda no Rio de Janeiro. 

Nas duas últimas (2018 e 2019), foi possível conferir games que ainda seriam lançados, como “Sekiro”, da Activision e ainda conversar com um dos produtores de “Call of Duty”, tudo num único estande.

Não faltarão arenas de e-sports, painéis, eventos de Meet and Greet (que é aquele encontro relâmpago com alguma celebridade para tirar fotos e outros efêmeros afagos). Campeonatos e claro uma infinidade de aparelhos para pequenos reviews de games. 

Um dos pontos altos do evento será a apresentação da Sega Sony Symphony. Uma orquestra que irá executar as músicas do clássico do Mega Drive, em comemoração aos 30 anos da franquia.

Também podemos esperar por anúncios. “Por questões contratuais eu não posso dizer, mas dá uma angústia para contar as novidades que serão divulgadas na BGS”, brinca o dono da coisa toda.

Tunel do tempo

Marcelo Tavares recorda que a ideia de fazer um encontro de games surgiu há 20 anos. “Em 2002 eu fiz o ‘Game Churrasco’, no Rio, para unir uma turma que curtia games. Foi um fracasso, pois choveu, a carne era ruim, mas valeu a experiência. Depois fiz um evento num ginásio. Mas tivemos problemas com o ar-condicionado e o calor era infernal. Tinha até um mictório sem cano. Poderia ser o sinal para parar, mas foi ali que vimos o que deveria ser diferente”, recorda Tavares, que também lembra que na quarta edição do BGS, que atraiu 60 mil visitantes, ele disse que tinha conquistado seu objetivo.

Hoje, a BGS é um dos maiores eventos em público da América Latina e a terceira feira de games do mundo, conforme aponta o próprio Tavares. Bem que podia rolar um churrasco para comemorar. É ou não é?

Brasil Game Show 2022

Local: Expo Center Norte (São Paulo)
Data: 6 a 12 de outubro de 2022
www.brasilgameshow.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por