A evolução dos games é constante e cada período tem suas peculiaridades. Os anos 2000 foram uma fase em que a indústria se lambuzou da cinemática para dar maior carga dramática a suas produções.
Franquias policiais pipocaram no mercado, seja do lado do mocinho, ou seja do lado do bandido. Todas elas, com elementos extraídos do cinema, o que tornavam as histórias ótimas. No entanto, caíram no esquecimento, mas resolvemos relembrar três que mereciam um novo momento. Confira.
SWAT
A franquia tática da Sierra chegou ao mercado nos anos 1990, mas teve seu grande momento em 2005, com SWAT 4. Neste título, o jogador comanda uma equipe da força policial e precisa solucionar diferentes ocorrência nas mais variadas situações.
Cauteloso, o jogador deve resolver a crise com o mínimo de violência. O título trazia muita veracidade dos protocolos policiais, mas sofria com a limitação técnica e visual da época. Merecia uma releitura moderna.
Max Payne
A trama do policial atormentado pela tragédia familiar foi uma das grandes franquias dos início do milênio. Lançado em 2001, pela Remedy e publicado pela Rockstar Games, o jogo ácido conta a história de um policial que luta contra tudo e todos em Nova York.
A franquia teve duas sequências, sendo que a última foi publicada em 2012, com direito a longas fases numa versão ianque de São Paulo. Max vive no limite da lei da justiça por conta própria. Trata-se de uma franquia de ação frenética, que ajudou a consolidar o gênero de tiro em terceira pessoa. O velho Max não pode cair no esquecimento
Kane & Lynch
Nesta série o jogador assume o lado bandido da vida. A franquia desenvolvida pela IO Interactive e distribuída pela Eidos (atual Square Enix) coloca o jogador na pele de dois personagens: Kane e Lynch.
Um mercenário e um psicopata que se vêem numa encruzilhada pessoal, que ultrapassa qualquer tipo de regra moral para chegar ao objetivo. Com cenas eletrizantes, com direitos a elementos retirados de filmes como Fogo Contra Fogo (1995), a série ganhou um segundo título em 2010, em que a dupla foi novamente obrigada a ir para a ação criminosa.
Na Steam, a Square suspendeu as vendas do primeiro título. De acordo com a mensagem da plataforma, a remoção se deve para atualizações. Quem sabe, o game vai receber pelo menos tapinha visual?