GAMES

Conversamos com o fundador do Jam.gg, plataforma que é o Netflix dos games

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 28/05/2022 às 09:01.
 (Jam.gg)

(Jam.gg)

Plataforma Jam.gg agrega games antigos para jogar em rede ou sozinho, de forma gratuita no computador ou no Games antigos são um grande barato. E não apenas para quem cresceu nos anos 1980 e 1990 soprando cartuchos, mas também para a rapaziada mais nova. No entanto, jogar títulos de plataformas passadas muitas vezes exige um esforço hercúleo, pois muitos publishers simplesmente deixam o game morrer. Assim, é preciso garimpar fitas ou apelar pela pirataria dos emuladores.

Mas uma plataforma promete mudar esse cenário é o Jam.gg. Ela funciona como uma espécie de Netflix dos games. O jogador entra, se cadastra gratuitamente e pode disputar partidas de games clássicos como “Metal Slug” ou “Top Gear”, sozinho ou com outros jogadores da comunidade. 

Para explicar melhor como funciona, conversamos com o co-fundador e CEO da plataforma, Benjamin Devienne, que explica detalhes do acervo digital que já conta com cerca de 100 jogos.

Como surgiu a ideia do Jam.gg?

Queríamos recriar as noites intermináveis que passamos jogando videogame com um monte de amigos amontoados em um sofá. Com o desenvolvimento de plataformas de jogos em nuvem, queríamos colocar os jogadores em primeiro lugar e criar novas maneiras de jogar juntos. É por isso que lançamos a Jam.gg

O interesse por retrogaming é gigantesco pois a cada ano a base de conteúdos aumenta e muitas vezes estúdios, distribuidoras e fabricantes de consoles não exploram esse nicho, que acaba sendo marginalizado. 

O Jam.gg chega para unir esses dois mundos?

Somos gratos aos distribuidores de jogos e estúdios independentes que confiaram em nós desde o início de nossa aventura. Com a Jam.gg, acreditamos em tornar os jogos acessíveis ao maior público possível, e isso também inclui suprimir todas as barreiras entre jogos e jogadores. Ao criar uma plataforma disponível a partir de um navegador da web, gratuitamente, e lidar diretamente com a emulação no navegador, estamos dando uma nova vida a esses jogos sem a necessidade de adaptar o jogo original à nossa tecnologia atual. À medida que removemos os atritos, tornamos os jogos retrô tão agradáveis e relevantes quanto os modernos!

O jam.gg seria a legalização da emulação?

Com a Jam.gg, temos orgulho de oferecer uma alternativa à pirataria online, fazendo acordos de licenciamento diretamente com cada distribuidora de jogos. A emulação, como rodar um jogo em uma plataforma diferente daquela a que se destina, é legal e disponibilizamos a tecnologia para todos. Além disso, nossa tecnologia é baseada em emuladores sob a licença GPL, e também contribuímos com a comunidade de emulação compartilhando o código de nossas melhorias.

Há muitos títulos da SNK no catálogo. Hoje quantos games há na plataforma e quais mais devem ser adicionados?

A SNK foi a mais recente distribuidora de jogos a se juntar aos nossos parceiros, trazendo dez clássicos para nossa plataforma! Desde o início do nosso desenvolvimento, temos parceria com estúdios independentes e distribuidoras de jogos, e agora contamos com mais de 26 licenciadores para mais de 100 jogos em nosso catálogo gratuito.

Embora o retro tenha sido um forte componente em nossa jornada e mantenha um lugar especial em nossos corações, com o lançamento da Jam.gg estamos abrindo nossas portas para outros jogos modernos, incluindo jogos de tabuleiro e party games. 

A plataforma permite rodar ROMs. Como ficou a questão legal dessa aplicação, uma vez que pode ferir direitos de propriedade intelectual?

Graças à nossa funcionalidade Bring Your Own Game (BYOG), também permitimos que nossos usuários joguem ROMs de jogos na Jam.gg como se fossem parte de nosso catálogo. No entanto, a ROM nunca é enviada nem compartilhada, a Jam.gg está apenas compartilhando os feeds de áudio e vídeo e entradas de jogos na tela. Assim, a Jam.gg não acessa o jogo jogado através do BYOG e está em conformidade com todos os regulamentos dos países onde está disponível.

Como tem sido a aceitação de estúdios e distribuidores?

Temos visto um grande apoio das distribuidoras de jogos com os quais trabalhamos, alguns deles até adicionando mais jogos à nossa plataforma após os primeiros meses de nossas parcerias, como Interplay ou Mega Cat Studios e, em breve, Team 17 com “Overcooked!” e “Moving Out!” Os estúdios independentes também têm sido muito receptivos, especialmente a comunidade homebrew (jogos modernos desenvolvidos em sistemas antigos) que nos apoia desde o início de nossa jornada.

Qual a expectativa de público e usuários ativos da plataforma?

Abrimos nossas portas para quem quiser se encontrar, brincar e se divertir, o que faz um público bastante grande, e deve se tornar exponencial à medida que expandimos nossos esforços de comunicação em outros países! Queremos atrair os jogadores, mas também as socialites que procuram um novo espaço para conviver, amigos que perderam contato ou famílias espalhadas pelos dois lados do mundo! Nosso servidor Discord está cheio de histórias como essa, e é para isso que estamos construindo essa plataforma. Estamos muito orgulhosos de agora contar com mais de 2 milhões de usuários em nossa plataforma com cerca de 500 mil usuários ativos todos os meses, e continua crescendo!

Qual será o modelo de rentabilidade da plataforma, uma vez que vocês oferecem como gratuito?

Desde o início de nossa aventura, sempre pensamos na Jam.gg como um serviço “freemium”. Nossa oferta principal é gratuita e sempre será: fornecer acesso gratuito ao nosso catálogo de jogos licenciados, para jogar online com seus amigos. No futuro, os usuários poderão desbloquear mais funcionalidades e conteúdos para aprimorar sua experiência, com eventos especiais, jogos ou itens de personalização. Estamos analisando várias possibilidades de monetização para experimentar com nossa comunidade nos próximos meses! Para dar algumas dicas, estamos discutindo como implementar eventos ao vivo e interações sociais no jogo, entre jogadores ou entre streamers e sua comunidade. Fique atento aos nossos próximos anúncios!

Explique mais sobre a função de rede social da plataforma. Qualquer usuário pode jogar com outro? Ou é preciso criar uma rede de amigos?

Durante o beta aberto da Piepacker, você poderia jogar com outras pessoas apenas enviando um link, assim como convidaria seus amigos para sua casa e jogaria algumas rodadas de The King Of Fighters 98 no sofá. Com a Jam.gg, estamos quebrando as barreiras, pois quando você define sua sala como pública, outros usuários podem se juntar a você ao vivo! Você pode até definir o clima da sala, então se você quiser descobrir um jogo, ficar competitivo, ser social ou jogar como um eremita, você pode encontrar jogadores iguais! Por exemplo, jogadores que querem apenas ativar o chat e não o áudio da câmera podem estar juntos também, e jogar na mesma sala de jogos pública. Em breve este ano, também estaremos implementando um sistema de amigos adequado, para que você possa manter contato após o término do jogo.

Claro que mantemos uma camada de segurança para que todos se divirtam em um ambiente seguro. Em salas públicas, sua câmera é desativada e substituída por um conjunto de máscaras 3D. Também nos unimos à AI Bodyguard, para implementar a inteligência artificial de moderação de texto. Como uma plataforma que pensa primeiro no social, estamos muito conscientes de nossa responsabilidade para com nossos usuários e nos dedicamos muito a fornecer um espaço de jogo seguro para todos!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por