
A Bethesda lançará nesta segunda-feira (10) Fallout 4: Anniversary Edition. Trata-se de uma edição comemorativa dos 10 anos da publicação do título, em 10 de novembro de 2015.
O game terá edições para PC, PS5, PS4, Xbox Series e Xbox One. E uma versão para Nintendo Switch 2 está prevista para 2026.
A edição de aniversário adiciona todas as seis expansões publicadas para o game, além de um pacote com mais de 150 itens que foram disponibilizados ao longo da década, que vão desde novos acabamentos de armas e armaduras, assim como diferentes raças de cães. Isso mesmo, em Fallout o melhor amigo do homem resistiu ao apocalipse.
Mas vale a pena jogar Fallout 4 depois de 10 anos? Eu digo sem pestanejar que sim. Trata-se de um dos melhores jogos que joguei na vida. Um game que testei freneticamente quando saiu e depois joguei de forma lenta ao longo dos anos, explorando todos seus recursos.
O jogo
Fallout 4 coloca o jogador na pele de um sobrevivente nascido antes do apocalipse nuclear, que foi congelado com sua família em câmaras criogênicas no refúgio 111.
No entanto, em algum momento do sono, o refúgio é invadido, o filho recém-nascido do protagonista é sequestrado e a esposa assassinada. Ele testemunha a cena durante um breve despertar e depois volta para um pesadelo sem fim. Quando finalmente acorda, inicia uma caçada de vingança e busca pelo filho.
Como é de praxe na franquia, o jogador molda seu personagem com pontos de habilidades, assim como detalhes de aparência. Com o protagonista pronto, o jogador dá início a sua jornada pela terra devastada.
O mapa de Fallout 4 é grande, mas parece ser maior pelo fato de locais inexplorados serem vencidos a pé. Depois disso, é possível voltar ou encurtar caminhos com as viagens rápidas.
O game oferece uma imensa variedade de trajes e armas, além de permitir modificações e melhorias. Para isso é preciso habilitar pontos de diferentes habilidades. Eles são conquistados com experiência de jogo.
Fallout 4 é um jogo em que é possível interagir com tudo. Há sempre sucatas para serem coletadas ou itens que podem ser desmontados ou reciclados. Insumos permitem construir vilas e novos equipamentos. Tudo isso amplia o tempo de jogo, para muito além da campanha principal.
Isso sem contar com as missões paralelas. Como todo personagem pensante é capaz de interagir socialmente com o personagem, sempre há a possibilidade de uma nova tarefa secundária ser adicionada na lista de afazeres.
O game permite que jogador visualize em primeira ou terceira pessoa, como num título de corridas. Para o combate com arma de fogo, a visão em primeira pessoa auxilia na precisão. Mas poder enxergar o entorno do personagem também ajuda a evitar emboscadas.
Assim, Fallout 4 é um jogo imenso que exige dezenas ou centenas de horas para chegar ao fim. Mas vale a pena, pois não há apenas uma única história na trama. Durante o caminho, o jogador cruza com inúmeros personagens que elevam a experiência de jogo e te prendem na grande terra devastada.
O preço só será revelado na data do lançamento, mas a edição padrão para PC pode ser adquirida por R$ 60, na Steam. As edições para consoles partem de R$ 100. Vale cada centavo.