Sétima maravilha

'Gran Turismo 7' estreia em grande estilo para celebrar 25 anos da franquia

Marcelo Jabulas
@mjabulas
03/03/2022 às 07:55.
Atualizado em 07/03/2022 às 17:47

E finalmente “Gran Turismo 7” chega ao mercado. O game tem lançamento oficial nesta sexta-feira (4), mas já conferimos antecipadamente. O novo “GT” marca a estreia da franquia no PS5, assim como celebra os 25 anos da série, que se transformou em sinônimo de jogo de corridas.

Antes de mais nada é preciso dizer que o game evoluiu sem macular a identidade. O título volta a oferecer tudo que fez da franquia um grande sucesso. Coleção com cerca de 400 carros, modelos exóticos e clássicos, assim como recursos de jogabilidade como provas de habilitação, loja de peças, mercado de usados e demais itens que sempre temperaram o game.

REALISMO - Com gráficos impecáveis e evolução de física, “Gran Turismo 7” oferece condução desafiadora para os puristas e também muita diversão para quem quer apenas acelerar um carro clássico (Polyphony Digital/divulgação)

REALISMO - Com gráficos impecáveis e evolução de física, “Gran Turismo 7” oferece condução desafiadora para os puristas e também muita diversão para quem quer apenas acelerar um carro clássico (Polyphony Digital/divulgação)

 Por outro lado, “Gran Turismo 7” também agrega toda a experiência online obtida com “GT Sport”. O game oferece os mesmos mecanismos como o lobby de corridas, em que o jogador pode entrar numa sala e começar a correr com a galera, ou participar das provas ranqueadas.

Os princípios de comportamento foram mantidos. Os “pilotos” devem se respeitar na pista, assim como deve ser feito no automobilismo real. Bancar o Dick Vigarista pode te levar para a turma do fundão, onde a diversão é comprometida.

Gráficos

Um dos grandes baratos da série é a qualidade gráfica. Em “GT7”, a Polyphony Digital elevou ainda mais o refinamento. Na edição para PS5, o foto realismo foi amplificado. Efeitos como Ray Racing (que distorce a luz de acordo com o ângulo dos olhos) são fascinantes.

Na edição para PS4 a qualidade visual também evoluiu. O velho guerreiro consegue extrair com bravura gráficos incríveis. Efeitos de lusco-fusco, fumaça, névoa, chuva, cortina d’água, piso molhado e demais recursos tiveram cuidado esmerado.

Física

No entanto, nada se compara à evolução da física. O game foi desenhado para extrair o máximo do joystick Dualsense. O controle é capaz de distribuir em diversos pontos vibrações e reações do carro na pista. O analógico da direção pode ficar mais pesado, assim como os pedais (gatilhos R2 e L2) podem ficar mais pesados de acordo com o ajuste ou tipo de carro.

No PS4, essas funções se limitam a trivial vibração do Dualshock 4. No entanto, o comportamento do carro na pista impressiona. Quando se desabilita todos os assistentes: direção, tração e freios, assim como o controle de estabilidade, é possível perceber como cada carro reage na pista.

Saídas de traseira, rechicoteios, perda da frente, tudo isso se torna constante. O jogador deve aprender a domar cada carro, de acordo com a arquitetura. 

Um carro de tração dianteira não solta a traseira com tanta facilidade como um bólido com tração traseira. Domar um leve Porsche 356 pode ser uma tarefa mais exaustiva que controlar um Nissan GT-R R34.

Palavra final

“Gran Turismo 7” une tudo de bom que a franquia acumulou ao longo de 25 anos.

Ele oferece diversão para quem busca jogar sozinho, assim como entrega os mesmos recursos para quem se amarra em provas online. O único senão são os preços. A edição básica parte de R$ 300 e a versão mais recheada salta para R$ 450. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por