GAMES

Gran Turismo completa 25 anos e se firma como uma das mais expressivas franquias de corrida

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 25/12/2022 às 12:49.
 (Foto: Polyphony Digital/Divulgação)

(Foto: Polyphony Digital/Divulgação)

Em 23 de dezembro de 1997, a desconhecida Polyphony Digital lançava no mercado "Gran Turismo", game de corridas que sem modéstia se intitulava "The Real Driving Simulator". Numa tradução literal, seria algo como o simulador real de direção.

Fato é que "Gran Turismo" mudou a forma de se fazer jogos de corridas para consoles e computadores. No início dos anos 1990, com a chegada dos games gravados em CD-ROMs, a indústria viu que era possível elevar a qualidade visual e física dos jogos de carros.

Até então existia uma abismo entre os games de fliperama, com gráficos coloridos e bem acabados, os jogos de consoles domésticos, com visual mais modesto, e os simuladores para computadores, com gráficos poligonais e pouco atraentes. Mas esses jogos feiosos eram capaz de reproduzir com perfeição o comportamento dinâmico de um automóvel, mesmo que exigisse imaginação para enxergar os bólidos.

Em 1992, Kazunori Yamauchi, chefão do estúdio japonês, iniciou o projeto de "Gran Turismo". A ideia era ter um jogo de carros realista com 10 carros. Cinco anos depois, o game ficou pronto com 140 bólidos. 

Para a época era um número assustador. E o jogo chamava atenção por colocar carros mundados, como Mitsubishi Colt, Honda Civic ou Mazda Miata. Mas também tinha esportivos elegantes como Nissan Skyline GT-R, nas gerações R-32 e R-33, assim como Mazda RX-7, Chevrolet Corvette (C4), Toyota Supra, Dodge Viper RT10 e Aston Martin DB7.

Cada carro poderia ser totalmente modificado: suspensão, cabeçote, freios, central eletrônica, turbo, compressor de ar, resfriadores, escapamento, amortecedores e até mesmo uma conversão total para versão de pista. Se não bastasse, o jogador ainda precisa tirar licenças para ter acesso às provas mais gabaritadas. 

Tudo isso fazia de "Gran Turismo" um jogo viciante e desafiador. Apesar de não ser um simulador, o game incorpora elementos de física dos simuladores mais realistas, mas combinado com gráficos sofisticados, que para a época, em que os televisores ainda eram de tudo, era um espetáculo diante dos olhos.

Mercado

Não demorou para "Gran Turismo" estourar no mercado. A primeira edição acumulou 10,85 milhões de cópias vendidas. O sucesso foi tamanho que o estúdio publicou em 1999, "Gran Turismo 2", que ampliou a garagem para 650 carros e o número de pista saltou de 11 para 27. Com dois CDs, o jogo vendeu outros 9,3 milhões de unidades.

A versão mais popular da série chegou em 2001, para PS2. Batizado de "Gran Turismo 3: A-Spec, o game vendeu quase 15 milhões de cópias. Com apenas 181 carros e 34 pistas, era a estreia da série na segunda geração do PlayStation.

Três anos depois a Polyphony lançou a versão definitiva da geração. "Gran Turismo 4" trazia 721 carros e 51 traçados, boa parte deles reais. A edição vendeu outras 11,7 milhões de cópias.

PS3

A franquia demorou para estrear no PS3. O console chegou ao mercado no final de 2006, mas a versão final de "Gran Turismo 5" só chegou em 2010. Mas valeu a pena esperar. O game ampliou o acervo para 1.074 carros e 81 circuitos. 

Além disso, permitia que o jogador criasse suas próprias pistas e compartilhasse na comunidade do game. Ao todo, foram 11,9 milhões cópias vendidas em todo mundo.

A Polyphony viu que ainda poderia melhorar "Gran Turismo" na geração PS3 e publicou em 2013, o sexto game da série. Com 1.247 carros e 100 pistas, é a edição mais volumosa da franquia. No entanto, chegou tarde, próximo do lançamento do PS4. Suas vendas foram as mais fracas, com apenas 5,2 milhões de exemplares.

GT Sport

A geração PS4 esperou uma eternidade para receber uma edição de Gran Turismo. O game chegou no segundo semestre de 2017. "Gran Turismo Sport" trazia um novo formato, pensado para ser um jogo de e-Sports. 

Com competições online, o game promoveu campeonatos ao redor do mundo e colocou os pilotos digitais para correr em carros de verdade. Com 338 carros e 84 traçados, o game acumulou 8 milhões de cópias vendidas.

A edição atual da franquia é "Gran Turismo 7". O game chegou em março deste ano e tem evoluído gradativamente com novos carros.

Até o momento são 420 carros e 90 pistas. Os números de vendas ainda não foram consolidados. Mas suas vendas mensais têm girado entre 160 mil e 200 mil unidades.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por