Games

Há 30 anos 'Earnest Evans' trazia molejo diferente para inovar movimentação no Mega Drive

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 06/04/2022 às 06:09.
 (Team Wolf/Divulgação)

(Team Wolf/Divulgação)

A geração 16 bits, que surgiu no final dos anos 1980, foi um período de experimentação para designers e engenheiros de software. O período marcou a transição do Pixel Art para as produções poligonais.

Naquela época games para consoles domésticos majoritariamente recorriam à técnica de desenho ponto a ponto, com a sobreposição de camadas que permitiam a animação. 

Enquanto isso, nos computadores de mesa, surgiam games que utilizam polígonos capazes de se distorcerem e gerar movimentação mais fluida. 

Jogos como “Prince of Persia” mostrou que era possível criar movimentos realistas utilizando capturas de movimentos e elementos vetorizados. Foi então que a japonesa Wolf Team teve a ideia de criar um game que utilizava gráficos em Pixel Art, mas com uma série de camadas que simulavam uma movimentação mais realista.

E assim surgia “Earnest Evans”. O game é uma espécie de carbono de “Indiana Jones”. Na trama, Evans é um explorador que se aventura atrás de um tesouro perdido. A primeira fase é quase um plágio da sequência inicial de “Os Caçadores da Arca Perdida”, com o herói recolhando um artefato e depois ter qe fugir de pedras gigantes.

Gráficos

Visualmente, a abertura do game impressiona, por utilizar imagens em estilo anime, com o personagem bem detalhado. Para dar sensação de movimento, a abertura colocava a imagem estática do personagem com o fundo em deslocamento. Muito parecido com as animações japonesas.

Com o game rolando o Pixel Art domina o jogo. Há muitos elementos que tentam simular camadas de poeira e água. Tudo isso compromete a visibilidade. 

Já o game em si tem movimentação confusa. Alem de pular, atacar e agachar, o jogador pode se deitar e andar agachado. Mas para ficar de pé não basta soltar o direcional, mas também pressionar o direcional para cima. 

O jogador é capaz de escalar, ma se agarrar em uma corda e parede também é pouco preciso. E cada vacilo é penalizado com perda de energia e vidas. 

Como jogar

Encontrar o cartucho do game não é fácil. Há poucos exemplares disponíveis, com valores entre R$ 35 e R$ 85. Mas é um game que merece ser jogador por fãs de jogos antigos, nem que seja para entender como era o experimentalismo há três décadas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por