
O golfe é um esporte elitista, destinado a endinheirados que podem custear acesso aos garbosos campos de grama aparada e 18 buracos. Para jogar golfe é necessário etiqueta. É preciso se trajar adequadamente, ser respeitoso e principalmente silencioso.
Em “PGA Tour 2K23” tem tudo isso. O jogador deve ascender sua carreira no mundo do golfe e disputar diferentes torneios. A lógica do jogo é simples: vence quem percorrer o circuito e acertar os 18 buracos com o menor número de tacadas.
Mas se tornar um Tiger Woods virtual não é nada fácil. Aliás, o jogo é bastante difícil. O que joga a favor é que o jogador tem todo o tempo do mundo para preparar sua tacada.
Tacos e posturas
O jogador pode escolher os diferentes tipos de tacos e alterar as posições de batida. Há tacos para tacadas longas, outro para leves toques. O jogador também deve controlar a carga de sua jogada.
O jogador deve ficar atento em conduzir a bola dentro das áreas de grama baixa, onde a bola rola melhor e o jogador consegue ser mais preciso.
Também é possível colocar efeito na bola. Ficar atento com a direção do vento é fundamental para buscar a trajetória mais próxima do buraco.
Ou seja, o game é extremamente complexo e busca reproduzir com fidelidade como é jogar uma partida de golfe de verdade. E vai além, o jogo mostra como é desafiante uma competição. Um taco errado, uma batida mal calculada pode empurrar todo o jogo literalmente para o banco de areia.
Golfista profissional
O jogo permite criar seu personagem. Sexo, cor da pele, penteado, barba, cor dos olhos, dentre outros recursos para criar personagens únicos. O game também dá créditos para o jogador comprar equipamentos melhores, luvas, sapatos e roupas que otimizam a performance.
O jogador conquista pontos de evolução. Durante as competições há desafios que garantem pontos extras e também créditos. São bonificações que deixam a brincadeira mais divertida.
Visual
O game oferece ótimos gráficos. Os cenários são impecáveis, com direito a belos campos, com bosques, lagos, caixas de areia e diferentes tipos de gramados. Esses elementos existem nos campos reais e são obstáculos para dificultar a vida dos jogadores. No game também.
Rebater a bola para um bosque pode comprometer seriamente a trajetória na tacada seguinte. No banco de areia, a bola fica pesada e com controle mais difícil. Assim, é de se entender a necessidade do silêncio durante a partida.
Tudo isso faz de “PGA Tour 2K23” um jogo interessante e curioso. Mas falta ação, falta grito, tiro, porrada e bomba. Afinal, nem todo mundo foi educado para saber a hora de usar um Driver ou um Putter.
“PGA Tour 2K23” tem versões para PC, PS5, PS4, Xbox Series X/S e Xbox One. Os preços variam de edição e plataforma. A versão mais barata parte de R$ 300 e pode chegar a R$ 600. Ou seja, golfe é um esporte caro até no videogame.