GAMES

Microsoft anuncia 'Forza Motorsport' para Xbox Series X/S e PC

Marcelo Jabulas
@mjabulas
18/06/2022 às 11:29.
Atualizado em 18/06/2022 às 11:30
 (Microsoft/Divulgação)

(Microsoft/Divulgação)

A Microsoft acaba de anunciar o próximo episódio da série “Forza”. Batizado apenas de “Forza Motorsport”, oitavo game da série de corridas do Xbox chega no segundo trimestre de 2023 para Xbox Series X/S e também para PC.

 Por hora, o que se sabe é o que foi divulgado nos vídeos de anúncio produzidos pelo estúdio Turn 10. Nos pequenos filmes e nas explicações dos designers da produtora ficou claro que o foco da produção estará no quesito gráfico.

 E faz sentido. Quem jogou “Forza Motorsport 7” sabe que o game ficou bastante refinado, com boa simulação de física, uma grande variedade de pistas e uma lista de carros espetacular. Agora, a produtora quer colocar todo o poder de fogo do Xbox Series X, que é o console de mesa mais parrudo da atualidade.

 Assim, um dos primeiros pontos levantados na apresentação será o uso do Ray Tracing. Para quem não sabe, trata-se de uma tecnologia capaz de simular a projeção de luz de acordo com o comportamentos dos corpos da cena e o olhar do observador.

 Isso significa que reflexos e brilhos se distorcem de acordo com a movimentação do carros, assim como o posicionamento de câmera. Além disso, o game terá resolução 4k, suporte HDR e tudo mais para entregar o máximo de realismo diante dos olhos.

 Pelos vídeos exibidos, o game promete ser cinematográfico. No entanto, é preciso ponderar, pois todo vídeo de anúncio sempre carrega uma “tinta” a mais que o produto final.

 Jogabilidade

 “Forza Motorsport” é um game de corridas do tipo simcade. Ou seja, ele oferece física e comportamento dinâmico semelhante aos de um simulador, mas com comandos menos complexos que num simulador. Assim, fica no meio do caminho entre o simulador e o arcade.

 O jogador pode habilitar ou desativar assistentes, que alteram o nível de desafio do game. Uma maneira interessante para tornar o game atrativo tanto para quem gosta de uma pilotagem mais próxima da realidade e para quem só quer acelerar e se divertir.

 A franquia chegou ao mercado em 2005, ainda para o Xbox original. A Microsoft encomendou um game que seguia a cartilha escrita por “Gran Turimo”. Ou seja, com gráficos apurados, corridas em circuitos fechados e uma lista com carros esportivos de diferentes mercados desde então foram sete edições. Em 2012 chegou a série paralela “Horizon”, com foco no arcade.

 Pistas e carros

 Em “Forza”, o jogador disputa corridas em circuitos fechados, assim como em “Gran Turismo 7”. No vídeo divulgado pela Microsoft, foi possível notar que os autódromos de Spa Francorchamps e Laguna Seca estarão no game.

 Isso não chega a ser novidade, pois estes traçados já estavam em “Forza 7”. É esperado que boa parte dos 32 traçados estejam no novo game.

 Já a lista de carros promete ser extensa e seguir o bom acervo do game anterior. No vídeo foi possível identificar alguns dos carros, como o Dodge Charger R/T (1969), BMW M8 GTE, Audi R8 LM, assim como modelos de fórmula e protótipos.

 Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por