A Electronic Arts publicou recentemente a mais nova edição de seu jogo de futebol. FC26 chegou cheio de novas promessas e uma infinidade de novas modalidades, com preço inicial de R$ 350.
Mas será que o game é uma boa pedida para quem ainda joga no veterano PS4? Entre as novidades do game está o modo “realista” que tenta simular as condições reais de jogo.
Apesar de visualmente FIFA, ou melhor, FC, ser fotorrealista, devemos levar em conta que o comportamento super-humano dos atletas fogem da realidade da anatomia humana.
Assim, o game promete um modo mais cadenciado. Mas na prática não vimos grandes mudanças. Ainda mais se considerarmos que a grande maioria dos jogadores sempre escolhem o Real Madrid, a esquadra merengue é um rolo compressor constante.
Mas como é no PS4? Em todos os anos testando FC (FIFA), assim como PES, não há muitas diferenças. O objetivo é mesmo: fazer gols.
E comparado com o último jogo da franquia que fiz um review, o FIFA22: a única grande diferença foi a ausência dos times brasileiros. Mas sejamos, nem faz falta.
A começar que apesar de termos tido os clubes no passado, os elencos eram genéricos. No Brasil falta uma liga para representar atletas, como em outros países. Assim, surgiram “lendas” como Travirsiano e outras alcunhas quase impronunciáveis que nunca existiram. Ou seja, não faz falta.
Graficamente, o game também não traz nenhuma evolução significativa no PS4. Ele é lindo, tem aquela ambientação de uma partida real. A narração do Gustavo Villani, com comentários de Caio Ribeiro, são bem legais.
Numa partida em que o Borussia Dortmund estava em campo, a dupla de transmissão comentou sobre a amizade de Caio com Amoroso. Detalhes que realmente tornam a brincadeira mais real.
Mas e aí, vale a pena pagar R$ 350 no FC26, para jogar no PS4? A resposta ideal seria ter um PS5, para explorar todos os recursos, melhorias de jogabilidade com o DualSense, mas quem tem o console veterano não terá opção digital mais barata, pois a EA removeu os antigos títulos do catálogo.
Para jogar um jogo de futebol baratinho, seria necessário uma mídia física usada, que pode não estar funcionando ou não contar mais com suporte online. Ou seja, ou paga o preço do jogo atual para entrar em campo, ou nem desce para o vestiário.