Gasmig suspende possível reajuste do gás

Publicado em 10/07/2016 às 16:06.Atualizado em 16/11/2021 às 04:14.

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) suspendeu a consulta pública que tinha por objetivo a revisão tarifária. Em comunicado feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a justificativa são “problemas técnicos”. A suspensão é temporária, porém, a secretaria não informa quando será retomada. A consulta pública ocorreria entre 11 de julho e 5 de agosto. Na prática, significa que, por enquanto, o gás natural canalizado não terá aumento de preços. 

Na última quinta-feira, o Hoje em Dia mostrou que a Gasmig dava início à revisão depois 20 anos sem tomar a medida. Consultoria contratada pelo Estado mostrou que seria necessário uma taxa de custo de capital (de retorno dos investimentos realizados) de 12,35%. Isso significa que o preço do gás deveria ser reajustado neste mesmo percentual. 
Uma consulta pública não significa necessariamente aumento de preço das tarifas. Porém, o percentual proposto pela consultoria indica que seria improvável passar pela revisão sem o reajuste. O gás é um dos principais insumos da indústria. E, como empresário não é bobo, aumento de custos pressupõe repasse de preços. 

Sucessão BH
As eleições de Belo Horizonte começam a ganhar corpo. Passadas as oficializações das pré-candidaturas, os partidos correm para fechar alianças, de olho no tempo de televisão. Na semana passada, revelei aqui a possibilidade de debandada de aliados do senador Aécio Neves (PSDB) da prefeitura. Eles estão alocados em postos, alguns com relevância primordial à administração. Fazem parte do PPS, PP, PSDB, PDT e outros. 

Na semana que passou, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) intensificou as articulações, que prosseguem nestes próximos dias, para evitar que as legendas deixem a gestão socialista. Ele precisa de aliados, especialmente para garantir tempo de televisão ao candidato Paulo Brant (PSB).  Parece que a pressão tem surtido efeito. Ao menos o PPS estaria disposto a rever a posição de fiel aliado do PSDB em Minas. Fontes ligadas ao prefeito garantiram que os tucanos contam com apoio certo do PP. As demais legendas estão em fase de negociação com todos os lados. Entram na costura as eleições para vereadores. Os pré-candidatos à Câmara Municipal querem uma aliança atrativa, capaz de lhes render boas condições na disputa proporcional. 

Dilma aposta em indecisos
Em uma entrevista para o Diário de Notícias, de Portugal, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) disse acreditar em senadores indecisos para voltar ao comando do país.

Enquanto isso...
O ex-presidente Lula percorrerá o Nordeste a partir de hoje. Quer ajudar a impulsionar candidatos nas eleições municipais e  convencer senadores da região a apoiar a afilhada Dilma Rousseff. Pernambuco é o primeiro destino.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por