Atividades gratuitas

Criatividade de BH na culinária é celebrada com 2ª edição da Bienal da Gastronomia

Programação inclui passeios guiados por bares e restaurantes no centro da cidade, mesas de debates com chefs e pesquisadores e uma exposição interativa

Gabriela de Castro*
gabriela.castro@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/09/2025 às 14:11.Atualizado em 12/09/2025 às 14:25.
Criada em 2021, a Bienal busca promover o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido à BH pela Unesco no dia 31 de outubro de 2019, e fortalecer o município como polo turístico gastronômico e referência em políticas públicas de segurança alimentar e agroecologia (Jackson Romanelli)
Criada em 2021, a Bienal busca promover o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido à BH pela Unesco no dia 31 de outubro de 2019, e fortalecer o município como polo turístico gastronômico e referência em políticas públicas de segurança alimentar e agroecologia (Jackson Romanelli)

Passeios guiados por bares e restaurantes no Centro da cidade, mesas de debates com chefs e pesquisadores que são referências na cozinha e uma exposição interativa sobre a boemia belo-horizontina são algumas das atividades que serão realizadas durante a 2ª edição da Bienal da Gastronomia de BH.

O evento ocorre de 15 a 31 de outubro, em diferentes pontos da capital - como o Mercado Central, o Teatro Francisco Nunes, o Edifício Central e a Praça Padre Lage. A programação está disponível no Portal Belo Horizonte.

Criada em 2021, a Bienal busca promover o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido à BH pela Unesco em 31 de outubro de 2019, e fortalecer o município como polo turístico gastronômico.

A agenda visa ampliar o diálogo entre chefs, produtores, pesquisadores e o público, promovendo encontros que aproximam tradição e contemporaneidade, saberes ancestrais e cozinhas periféricas, além de valorizar o protagonismo feminino e a diversidade alimentar.

Neste ano, a programação ganha novos formatos, com experiências imersivas e atividades descentralizadas em mercados e diferentes espaços urbanos de Belo Horizonte. Para Bárbara Mennucci, presidente da Belotur, a bienal reforça a gastronomia da capital mineira como expressão cultural, capaz de conectar território, identidade e futuro.

“Buscamos reafirmar nosso compromisso de mostrar ao mundo não apenas a riqueza de sabores, tradições e criatividade que marcam a mesa belo-horizontina e os nossos estabelecimentos gastronômicos, mas o jeito mineiro de receber, feito de hospitalidade e afeto”, disse Bárbara.

A presidente da Belotur pontua também que o evento engloba todos os entusiastas da gastronomia: trade turístico, estudantes, turistas e moradores de BH.

Programação

Walking Tour Gastronômico

18 de outubro | Mercado Central – Galeria São Vicente – Mercado Novo
O tradicional passeio turístico promovido mensalmente pela Prefeitura de Belo Horizonte terá uma edição temática especial no mês de outubro. O Walking Tour Gastronômico convida belo-horizontinos e turistas a desbravar a cultura alimentar da cidade em um passeio gratuito por alguns dos seus espaços mais emblemáticos. O roteiro, que percorre o Mercado Central, a Galeria São Vicente e o Mercado Novo, promove encontros com histórias, tradições e inovações da cozinha local.

Fórum Internacional de Gastronomia – FIG 2025
21 e 22 de outubro | Teatro Francisco Nunes
O Fórum Internacional de Gastronomia (FIG), um dos principais destaques, reúne chefs, pesquisadores, produtores e amantes da boa mesa em dois dias de debates e trocas de experiências. Com temas que vão da ancestralidade à inovação, passando pelo protagonismo feminino e pelo papel social da cozinha, o encontro reforça a gastronomia como identidade e como futuro. As inscrições estarão abertas em breve.

Exposição Bares com Alma
21 e 22 de outubro – Teatro Francisco Nunes | 25 de outubro a 23 de novembro – sede da Belotur
Os bares de Belo Horizonte, símbolos da boêmia e do convívio social da capital, viram tema de uma mostra interativa que celebra suas histórias e personagens. A exposição “Bares com Alma” reúne trilhas sonoras da Rádio BH Belotur, mapas ilustrados e espaços de memória, convidando o público a brindar à essência cultural da cidade.

Intercâmbio Cidades Brasileiras Criativas da Gastronomia Pela Unesco
23 de outubro | Edifício Central
Belém, Paraty, Florianópolis e Belo Horizonte se encontram em um evento que celebra a diversidade da culinária brasileira. Integrantes da Rede de Cidades Criativas da Unesco, os quatro destinos promovem cozinhas-show, menus colaborativos e feira gastronômica, valorizando ingredientes e saberes que percorrem o país – da Amazônia ao litoral, da herança açoriana à cozinha mineira.

Sabor de Mercado: Intercâmbio Gastronômico Universitário
24 de outubro | 9h30 às 14h | Mercado Central
O Mercado Central se transforma em vitrine da nova geração da cozinha da capital. Estudantes do curso superior de Gastronomia de Belo Horizonte apresentam receitas autorais criadas a partir de ingredientes regionais, em demonstrações abertas ao público que unem criatividade, inovação e valorização da produção local.

Sabores da Norte: Território Criativo Gastronômico
26 de outubro | Praça Padre Lage
A Bienal se expande para a região Norte da capital mineira, com uma programação voltada à gastronomia sustentável, políticas alimentares, inclusão produtiva e turismo comunitário. O encontro promove vivências para todas as idades, fortalecendo os laços entre cultura, alimentação e desenvolvimento.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por