DÁ MATCH?

Dia do pão de queijo: dá para harmonizar iguaria mineira com vinho?

Confira como é possível fazer a combinação em brunchs e piqueniques

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 15/08/2025 às 08:30.Atualizado em 15/08/2025 às 09:29.
 (Lucas Prates/Hoje em Dia/arquivo)
(Lucas Prates/Hoje em Dia/arquivo)

Domingo é Dia do Pão de Queijo, uma das iguarias mineiras mais presente na mesa dos brasileiros. Seja qual for a receita, se é tradicional ou com recheio, assado ou na chapa, o quitute nosso de cada dia casa muito bem com aquele cafezinho ou chá. Mas será que faz par harmônico com bebida alcoólica também. 

Embora pareça uma combinação incomum, ambos podem estar presentes em brunchs, piqueniques, coquetéis ou cafés da tarde, garante a sommelière Thamirys Schneider,  do clube de assinatura de vinhos Wine.

“O vinho não precisa ser exclusivo de jantares formais. Ele pode acompanhar momentos descontraídos e pratos do dia a dia, como o pão de queijo, desde que haja equilíbrio entre a intensidade dos sabores e a escolha do rótulo certo”, acrescenta a especialista. 

Segundo ela, para harmonizar vinho e pão de queijo é preciso considerar acidez, corpo, dulçor e até textura da bebida para garnatir um paladar agradável. 

Confira mais dicas da sommelière:

  • Se o preparo do pãozinho levou queijo meia cura (canastra), de sabor mais forte e com notas amanteigadas, é interessante apostar nos vinhos brancos ou espumantes brut.
  • Se for recheado com carne seca e requeijão, por exemplo, a união de salgado e cremosidade permite uma harmonização com vinhos tintos mais leves e bastante frutados, principalmente com destaque em aromas de frutas vermelhas e maduras
  • Pão de queijo com ervas finas harmoniza bem com um Sauvignon Blanc chileno, como o Aliwen Reserva Sauvignon Blanc 2023, que também é bastante herbáceo.
  •  A versão integral da iguaria pode conter um mix de farinhas e sementes, ganhando textura mais leve ou mais firme. Por este motivo, a indicação é vinho rosé.
  • Pão de queijo com goiabada pede espumante moscatel de elevada refrescância e um leve dulçor, como o brasileiro Maraví Moscatel. 
  • Já o pão de queijo com provolone, de sabor muito pronunciado com notas levemente picantes e defumadas, vai bem com o chileno Portillo Valle de Uco Sauvignon Blanc Dulce Natural 2023, "um exemplar leve e adocicado que resulta numa harmonização por contraste".
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por