Grande BH

Inhotim recebe evento Fartura Gastronomia até domingo

Da Redação
30/04/2022 às 12:40.
Atualizado em 30/04/2022 às 13:48
 (Divulgação)

(Divulgação)

Até este domingo (1º), o Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebe o “Fartura Gastronomia”. O evento terá a presença dos cinco embaixadores gastronômicos do Itamaraty, um de cada região do país: Morena Leite, Janaina Rueda, Manu Buffara, Saulo Jennings e Paulo Machado. Com mediação de Claude Troisgros, eles reúnem-se para discutir a internacionalização da gastronomia brasileira e, é claro, cozinhar.

O Fartura Gastronomia conta, ainda, com a participação de chefs de Belo Horizonte e Brumadinho em cozinhas ao vivo, almoços, jantares, além de mercearia de produtores e apresentações artísticas.

“Vamos reunir grandes nomes para discutir até que ponto nós, brasileiros, podemos levar para fora do Brasil nossa cultura, nossa comida, sem perder as nossas origens”, diz uma das curadoras do projeto, Carolina Daher.

O evento é aberto ao público, mediante acesso ao Inhotim e sujeito à lotação, de acordo com as normas vigentes do local.

A programação será dividida da seguinte forma:

Espaço Igrejinha

Ao longo dos três dias, os chef embaixadores do Itamaraty realizam o Encontro Cultivar, com debates sobre a formação da identidade alimentar nacional e de como a culinária brasileira pode se expandir pelo mundo sem perder suas origens. Temas como a alma da gastronomia brasileira, identidade do povo, afeto, inclusão social, diversidade cultural, sustentabilidade e criatividade serão abordados, com mediação de Claude Troisgros. Ao final será criado o Manifesto Maniba, que tem como propósito preservar e divulgar a gastronomia brasileira no mundo e será assinado por 200 chefs do país. 

Cozinha ao Vivo

O público poderá assistir as receitas ao vivo e consumir os pratos recém-saídos da panela. Será uma oportunidade de ver grandes nomes da gastronomia nacional em ação, junto a cozinheiros pupilos selecionados por eles e com a preciosa participação de Márcia Nunes, que traz os conhecimentos de sua mãe, Dona Lucinha, para as receitas. 

O público vai conferir o sabor de cada região brasileira com criações de duplas especiais no espaço é assinado pelo Senac.  Júlia Aguiar e Janaína Rueda ensinam o preparo de cuscuz de porco com ora-pro-nobis, representando a culinária do sudeste; Romário dos Santos e Morena Leite, mostram o gosto do Nordeste com Carne de fumeiro com feijão verde e banana da terra servida com farofa de beiju. 

Cozinha Viva com os chefs Morena Leite e Romário dos Santos, que prepararam carne de fumeiro com feijão verde e banana-da-terra com farofa de beiju (Iracema Barreto)

Cozinha Viva com os chefs Morena Leite e Romário dos Santos, que prepararam carne de fumeiro com feijão verde e banana-da-terra com farofa de beiju (Iracema Barreto)

 A cozinha do Centro-Oeste fica por conta de Lucas Caslu e Paulo Machado, que fazem a inusitada combinação dos pratos Maria Isabel e Carreteiro; Ricardo Branches e Saulo Jennings vão cozinhar uma receita típica do Norte, um Arroz de pato no tucupi, jambu e quiabo; Lucas Correia e Manu Buffara representam a cozinha do Sul com Quirera com siri, banana da terra e palmito. 

Uma cozinheira local também é convidada no espaço. Dona Gê vai preparar um tropeiro vegano, mostrando para o público o passo a passo de uma receita deliciosa.

Menu Fartura

Os renomados restaurantes do Instituto Inhotim – Tamboril e Oiticica – abrem as portas para os chefs convidados para intervenções gastronômicas. Durante os dias do evento, os locais terão sobremesas assinadas pelos participantes para que o público possa experimentar. A cidade de Brumadinho também participa do Fartura Gastronomia com oito restaurantes recebendo convidados para almoços e jantares. São eles: Juliana Duarte, Flávio Trombino, Caio Soter, Caetano Sobrinho, Henrique Gilberto, Cristóvão Laruça, André Paganini e Luiz Paulo Mairink.

Mercearia Fartura

Neste espaço, 16 pequenos produtores poderão mostrar ao público a cultura e riqueza gastronômica da região. Serão oito da cidade de Brumadinho e oito produtores de Minas Gerais. Produtos especiais estarão disponíveis ao público, como licores, quitandas, queijo de cabra, temperos, embutidos, pães de fermentação natural, doces e granolas, laticínios, mel, charcutaria, cogumelos, cafés, geleias e chutneys.

Mercearia Fartura reúne 16 pequenos produtores que mostram ao público a cultura e riqueza gastronômica da região (Iracema Barreto)

Mercearia Fartura reúne 16 pequenos produtores que mostram ao público a cultura e riqueza gastronômica da região (Iracema Barreto)

 Cultura do Brasil

DJs e música ao vivo, com curadoria do Sesc, se apresentam durante os três dias, proporcionando uma experiência completa. 

SERVIÇO:
Fartura Gastronomia
Data: 29, 30 de abril e 1º de maio de 2022
Local: Instituto Inhotim, Brumadinho – MG
Horário: das 10h às 17h.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por