Reconhecimento

Queijos de Minas são premiados no concurso internacional World Cheese Awards, no Reino Unido

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
08/11/2022 às 18:38.
Atualizado em 08/11/2022 às 18:42
O queijo Lua Cheia, do Sul de Minas, conquistou a medalha super ouro no World Cheese Awards (Estúdio Camaru / Divulgação)

O queijo Lua Cheia, do Sul de Minas, conquistou a medalha super ouro no World Cheese Awards (Estúdio Camaru / Divulgação)

Mais uma vez, queijos produzidos em Minas são premiados em concurso internacional. Seis produtos do Estado conquistaram medalhas no World Cheese Awards, importante concurso realizado em novembro no Reino Unido. Entre os prêmios conquistados por produtores mineiros, destaque para a medalha super ouro do Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão, na região Sul do Estado.

Neste ano, o concurso avaliou mais de quatro mil queijos, provenientes de 40 países. O Brasil foi reconhecido com 15 condecorações. Já as queijarias de Minas receberam, além da mais alta honraria, um ouro, duas pratas e dois bronzes (veja lista de premiados no fim da matéria).

A história do Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão, remonta a 1989, quando a família de Airton Gianesi da Costa começou o negócio do zero. Atualmente, a queijaria tem Selo de Inspeção Federal (SIF) e atende às recomendações para comercialização em todo o território nacional. Contudo, a produção, hoje agroindustrial, mantém a tradição de ser feita à mão, com toques artesanais.   

Desde 2017, o laticínio acumula diversas premiações. O vencedor do super ouro no Reino Unido é o queijo Lua Cheia, com massa mole, textura aveludada, suave e cremosa, casca coberta por carvão vegetal e mofos brancos, por vezes amarelados. Amanteigado, possui um sabor levemente doce e é muito aromático.

Além desse produto, Serra das Antas conquistou uma prata com o queijo Gorgonzola Dolce, e um bronze, com o Bueno, tipo comté. Na categoria em que o gorgonzola foi premiado, apenas sete queijos de todo o mundo foram medalhistas.

Ouro e bronze
Com uma trajetória que completou 25 anos em 2022, o Laticínios Paiolzinho, de Cruzília, no Sul de Minas, foi laureado com duas medalhas no World Cheese Awards. A empresa, que trabalhava com 300 litros de leite no início de suas operações, hoje beneficia mais de 32 mil litros por dia, de 112 produtores da região. As especialidades da casa são queijos maturados, sobretudo o gorgonzola e o parmesão.  

Antes de vencer o ouro no Reino Unido, com o Queijo Azul da Mantiqueira, o Laticínios Paiolzinho levou o bronze, com o Capim Mantiqueira.

Mineiros premiados no World Cheese Awards 2022:

  • Super Ouro: Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão: Queijo Lua Cheia
  • Ouro: Laticínios Paiolzinho, de Cruzília: Queijo Azul da Mantiqueira
  • Prata: Fazenda Generosa, de Andrelândia: Lendário da Generosa
  • Prata: Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão: Tipo Gorgonzola Dolce
  • Bronze: Laticínios Paiolzinho, de Cruzília: Queijo Capim Mantiqueira
  • Bronze: Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão: Bueno, tipo Comté

(*) Com Agência Minas.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por