GASTRONOMIA

Semana de Portugual em Minas inclui festa no Abílio Barreto e workshop no Promove

Celebração no sábado começa às 10h nos jardins do Museu, em Belo Horizonte

Do HOJE EM DIA (*)
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/06/2025 às 20:42.Atualizado em 03/06/2025 às 13:57.
Workshop é uma iniciativa da chef Cidinha Lamounier, docente do curso (Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Workshop é uma iniciativa da chef Cidinha Lamounier, docente do curso (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Evento que já é tradição no calendário de eventos da capital mineira, a edição 2025 da Festa Portuguesa acontece no próximo sábado (7), nos jardins do Museu Abílio Barreto, região centro-sul da cidade. A partir das 10h, música, danças, gastronomia típica, artesanato e muita celebração da cultura lusa em solo mineiro. A programação, que vai até 20h, pode ser conferida em @festaportuguesabh.

Festejo integra a Semana de Portugal, que começa quinta-feira (5), com o 1º Festival de Fado nas Janelas, a partir das 19h30, no Palácio da Liberdade. Nomes consagrados do gênero, como o fadista Tarcísio Costa, acompanhado da guitarra portuguesa de Custódio Castelo e da viola de Rui Tanoeiro, se apresentam de forma gratuita para o público. Ingressos pelo Sympla. 

No dia 6 a Faculdade de Gastronomia Promove realiza workshop de culinária portuguesa com a chef Ana Paula Martins na unidade Prado. A Participação é gratuita, mas sujeita a convite da organização. O workshop é uma iniciativa da chef Cidinha Lamounier, docente do curso.

"É impotante participar de um evento em que a gente está ao lado da raiz da cozinha brasileira, aprendendo pratos que são referência na gastonomia portuguesa e parte fundamental da origem da formação da nossa própria gastronomia", destaca a chef Cidinha.

Interação permite aprofundar conhecimentos

“A presença da faculdade nesse evento contribui diretamente para a formação prática dos alunos, ao proporcionar uma vivência real com a rica e influente culinária portuguesa. A interação com chefs renomados e a imersão nas técnicas, nos ingredientes e nos modos de preparo típicos dessa gastronomia permitem que os estudantes aprofundem seus conhecimentos para além da sala de aula”, destaca o coordenador do curso, Jackson Cabral. 

“Os professores também se envolvem com a cultura gastronômica de forma mais ativa, o que enriquece o processo de ensino e aprendizagem. Essa troca é essencial para manter o currículo atualizado, conectado com o mercado e com eventos relevantes do setor”, emendou Cabral.

No domingo (8), tem almoço à portuguesa, a partir das 13h, no restaurante Capitão Leitão, em Lourdes. A adesão, via Câmara Portuguesa de Comércio em Minas, custa R$ 200 por pessoa.

A programação da Semana de Portugal em Minas inclui ainda uma Mostra Cultural,dia 11, de 15h as 20h, no Museu Mineiro (João Pinheiro, 342). No dia seguinte, a atração é o Jantar de Santo Antônio, em Espaço 356, bairro Olhos d’água.  Evento termina com agendas dias 13 e 14 de junho, em Montes Claros, no Norte do Estado.

Leia também:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por