GESTÃO & NEGÓCIOS

David Braga assume presidência do Conselho de Administração do ChildFund Brasil

Organização tem 58 anos de atuação no apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/07/2025 às 08:00.
Com atuação no ChildFund desde 2016, Braga já ocupou cargos estratégicos como embaixador da causa, líder do Comitê de Pessoas, membro da Assembleia de Governança e conselheiro com foco em Recursos Humanos e Educação (Arquivo pessoal)
Com atuação no ChildFund desde 2016, Braga já ocupou cargos estratégicos como embaixador da causa, líder do Comitê de Pessoas, membro da Assembleia de Governança e conselheiro com foco em Recursos Humanos e Educação (Arquivo pessoal)

David Braga, CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent Executive Search – empresa global de busca de executivos presente em mais de 30 países – foi eleito presidente do Conselho de Administração do ChildFund Brasil, organização com 58 anos de atuação no apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A ONG figura repetidamente entre as 100 melhores do Brasil, segundo o Instituto Doar, e é reconhecida pela sua transparência e impacto social.

Com atuação no ChildFund desde 2016, Braga – que assina a coluna quinzenal Carreira & Liderança no Hoje em Dia –  já ocupou cargos estratégicos como embaixador da causa, líder do Comitê de Pessoas, membro da Assembleia de Governança e conselheiro com foco em Recursos Humanos e Educação.

Para ele, a indicação à presidência reforça o compromisso da entidade com uma governança sólida e conectada às melhores práticas globais. “Num momento em que as causas sociais exigem atenção urgente – da proteção à infância à equidade de oportunidades –, o Terceiro Setor se consolida como agente transformador”, afirma. Braga também é presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos MG (ABRH-MG), conselheiro de administração pela Fundação Dom Cabral (FDC) e vice-presidente do Conselho de RH da ACMinas.

O novo presidente atuará ao lado de um conselho técnico e diverso, com nomes como Paula Bichuete (Jurídico), Joice Pelegrino (Marketing), Patrícia Garcia (Advocacy) e Antônio Rocha (VP Financeiro), ex-líder do Comitê de Auditoria e Compliance da entidade.

“Um conselho qualificado é fundamental para garantir a integridade na gestão de recursos e ampliar o impacto social. Essa é a base da confiança do público e dos parceiros”, afirma Braga, que destacou a contribuição da antecessora, Elisabete Waller, e do ex-VP Financeiro, Luiz Alexandre Araújo, ambos voluntários com mais de uma década de dedicação à ONG. “Eles foram essenciais para o avanço da governança e no alinhamento com o ChildFund International”, destaca.

Transparência e inovação

O ChildFund Brasil tem sido referência em transparência no Terceiro Setor. Em 2023, em parceria com a Fundação Dom Cabral, a organização reavaliou sua governança à luz de práticas internacionais e reforçou os pilares de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA). Todas as ações, investimentos e impactos estão disponíveis no Relato de Sustentabilidade, acessível pelo site oficial: www.childfundbrasil.org.br

Para Braga, a atuação no setor social oferece aprendizados que dialogam diretamente com o mundo corporativo: “Profissionais engajados em causas desenvolvem competências como empatia, escuta ativa e resiliência — habilidades cada vez mais críticas nas empresas”.

Com presença em 95 municípios e impacto direto em mais de 1,3 milhão de pessoas só em 2024, o ChildFund Brasil é exemplo de como organizações da sociedade civil, bem geridas, podem complementar políticas públicas e transformar vidas de forma mensurável. “É na interseção entre competência técnica e propósito que se constrói uma mudança sustentável”, conclui Braga.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por