Indústria farmacêutica: nova diretoria do QUIFARMO toma posse nesta quinta
Em Montes Claros, Walker Lahmann, da Eurofarma, assumirá a presidência do sindicato, e Robison Morais, da Novo Nordisk, a vice

A nova diretoria do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Montes Claros (QUIFARMO) toma posse nesta quinta-feira (11). Durante a solenidade, Walker Lahmann, da Eurofarma, assumirá a presidência do sindicato, e Robison Morais, da Novo Nordisk, a vice-presidência. A nova direção estará à frente do QUIFARMO até 2028.
A cerimônia reunirá CEOs e executivos das principais indústrias instaladas no Polo Farmacêutico local, além de autoridades nacionais e estaduais. Um dos nomes confirmados é o de Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). O evento, restrito a convidados e à imprensa, será no Centro de Eventos da Novo Nordisk, a partir das 14h.
Medalha Marcos Luiz dos Mares Guia
Além da posse da nova diretoria, a cerimônia lança a Medalha Marcos Luiz dos Mares Guia. A iniciativa reconhece personalidades que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento da ciência e da indústria farmacêutica no Brasil.
O nome da honraria homenageia o cientista mineiro Marcos Luiz dos Mares Guia. Médico, professor da UFMG e pesquisador de referência internacional nas áreas de bioquímica e biotecnologia, ele foi o fundador da Biobrás (hoje Novo Nordisk), em Montes Claros. A empresa tornou-se referência mundial ao desenvolver a insulina humana recombinante.
Ao longo da carreira, Mares Guia exerceu papéis fundamentais na estruturação da ciência nacional: foi presidente do CNPq, idealizador da FAPEMIG, membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu distinções como a Medalha da Inconfidência e a Ordem Nacional do Mérito Científico – Grã-Cruz, entre outras honrarias.
Leia mais