
Fundado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, o Instituto Iter reuniu esta semana, em Belo Horizonte, autoridades do setor público, lideranças empresariais e especialistas para um debate sobre o fortalecimento institucional e os desafios do desenvolvimento sustentável no Brasil.
Com mediação do ex-Procurador-Geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares Junior, o painel intitulado “O papel das instituições públicas nas reformas estruturais do Estado: eficiência e desenvolvimento econômico” contou com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-governador do Estado, Antonio Anastasia, e da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende.
No evento, Mendonça, também ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que a missão do Iter é “unir pessoas que querem resolver problemas”. Constituída como sociedade anônima fechada com sede em São Paulo, o Iter se apresenta como instituição formadora de “líderes e profissionais” nas esferas pública e privada. Jarbas Soares é o coordenador do Iter em Minas.
“Não apenas formar e capacitar, mas transformar vidas por meio do conhecimento, fomentando uma convergência entre o setor público e privado para o desenvolvimento do país”, destacou André Mendonça.
Várias autoridades presentes
Realizado na última segunda-feira (2), no hotel Fasano, o evento também contou com a presença de autoridades como o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Luiz Carlos Corrêa Júnior; o corregedor-geral de Justiça do Estado, Estêvão Louquezzi; o presidente da OAB/MG, Gustavo Chalfun; o presidente do TRF6, desembargador Vallisney de Oliveira; a defensora pública-geral Raquel Costa; o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; além de parlamentares, conselheiros do Tribunal de Contas e representantes do setor privado e da academia.