
Segundo maior mercado consumidor de pizza do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, o Brasil tem atualmente cerca de 45 mil pizzarias em operação -sem contar os microempreendedores individuais. Prova de que a iguaria é uma paixão nacional é o volume produzido diariamente para atender a demanda: quase 2 milhões de unidades, apontam dados da Apubra, a Associação Pizzarias Unidas do Brasil. A maior parte dos estabelecimentos está concentrada no Sudeste, e os mineiros só comem menos pizza que os paulistas.
Esta quarta-feira (10) marca o Dia Mundial da criação feita por um pizzaiolo de Nápoles para homenagear a rainha Marguerita de Savoia. Por aqui o sucesso é tanto que o Brasil - e a gastronomia mineira - também celebra o alimento, mas com um toque diferenciado. A Tropeira Alimentos e a rede Pizza Pezzi se uniram para oferecer à clientela uma receita que acrescenta linguiça calabresa e bacon crispy como base no preparo.
A iguaria das duas marcas mineiras vai completar o cardápio das seis unidades da rede de pizzarias espalhadas por BH. A novidade batizada de Pezzi+Tropeira e assinada pelo pizzaiolo Marcos Roberto Rodrigues vai ficar disponível até 31 de julho também nas plataformas de delivery a partir de R$ 11,99 a maxi fatia, com opções de combos e pizzas completas por R$ 44,90 (25cm).
Parceria entre empresas mineiras é destaque
A experiência gastronômica colaborativa celebra a data e une dois negócios importantes para a economia regional. De um lado, uma indústria alimentícia do segmento de carnes e derivados presente há 35 anos no Estado. Do outro, uma rede de pizzarias que caiu no gosto por aqui pela receita original italiana com massa de maturação longa.
Segundo Daniel Mendonça, gerente comercial da Tropeira, a dobradinha entre as marcas reforça uma atuação de longa data da indústria no segmento de food service, que compreende o braço do mercado formado por toda a cadeia de estabelecimentos especializada em preparar e servir refeições e bebidas, além de fornecer insumos para tal.
“Hoje, o food service tem uma expressiva atuação em nosso negócio, representando mais de 15% da produção e demanda da Tropeira. Somos fornecedores de grandes marcas que compreendem desde restaurantes, passando por pizzarias, hamburguerias e cozinhas industriais da grande BH, Minas Gerais afora, bem como São Paulo, sendo parceiro estratégico de labels de renome nacional, fornecendo, por exemplo, à Habib's Brasil, Faleiro, dentre outras”, explica o gestor.
Thiago Guimarães, fundador da Pizza Pezzi, destaca que a ação foi pensada para promover o intercâmbio entre duas marcas com valores muito próximos. “Ficamos conhecidos pelo belo-horizontino pelas técnicas tradicionais de maturação de massa, o preparo cuidadoso com bons ingredientes, e ladearmos a Tropeira nesta ação só reforça nosso compromisso em servir o melhor, valorizando a mineiridade no preparo, sem perder de vista a proposta verdadeiramente italiana que nos consolidou”, reforça.