GENTE & NEGÓCIOS

Nuvemshop anuncia plataforma de e-commerce que permite pagar sem sair do WhatsApp

Em parceria com a Meta, nova solução de checkout foi desenvolvida exclusivamente para o Brasil e facilita jornada de compra online

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 01/10/2025 às 20:30.Atualizado em 01/10/2025 às 20:38.
 (Divulgação Nuvemshop)
(Divulgação Nuvemshop)

Em parceria estratégica com a Meta, a Nuvemshop anunciou a  primeira experiência completa de compra no WhatsApp do mundo. Destinada ao mercado de vendas diretas ao consumidor (D2C), a ferramenta permite aos clientes iniciar a aquisição, com a identificação do produto desejado, e finalizá-la,  sem precisar sair do aplicativo para acessar alguma outra interface de pagamento. A solução foi criada exclusivamente para o Brasil e posiciona a empresa como a primeira plataforma de e-commerce do mundo a permitir tal modalidade.

Anunciada durante a primeira edição do D2C Summit, que chegou ao fim nesta quarta-feira (1º), em São Paulo, a novidade funciona por meio de integração do Nuvem Chat, tecnologia de IA desenvolvida pela Nuvemshop, ao WhatsApp da Meta. O Nuvem Chat se conecta em tempo real à loja online, acessando informações como catálogo de produtos, formas de envio, métodos de pagamento, promoções e status de pedidos. Segundo a empresa, a IA é capaz de interpretar texto, imagem e áudio, além de solicitar ajuda humana quando necessário.

Por exemplo, um consumidor entra em contato com a loja via WhatApp perguntando sobre um produto. A IA responde. O cliente escolhe a opção desejada, o Nuvem Chat cria o carrinho e disponibiliza o pagamento direto na conversa, via Nuvem Pago (meio de pagamento próprio da Nuvemshop), já com os dados de pagamento do cliente salvos. Quem não tem cadastro, faz na hora. 

Era do Comércio Agêntico

“Esse é um marco histórico para o e-commerce global”, destacou Alejandro Vázquez, presidente e cofundador da Nuvemshop. “Ao trazer a jornada de compra completa para dentro do WhatsApp, estamos inaugurando a era do Comércio Agêntico, em que a tecnologia e a inteligência artificial têm um papel fundamental nas vendas, tornando a jornada mais fluida e sem fricções”, explica. “Não se trata de apenas uma inovação tecnológica, mas sim de uma revolução no varejo online”, reforçou o executivo.

Para Tarcisio Ribeiro, diretor de Parcerias de Monetização do WhatsApp, a parceria com a Nuvemshop reforça “ainda mais” o papel do WhatsApp como plataforma de negócios. “Estamos sempre em busca de novos parceiros que nos ajudem a levar serviços de pagamento a todas as pessoas e empresas que utilizam o WhatsApp no Brasil para adquirir produtos e serviços”, ressaltou, acrescentando que o objetivo da empresa é enriquecer a “experiência dentro das conversas, permitindo que as pessoas resolvam tudo dentro do WhatsApp – e os pagamentos são uma parte fundamental dessa experiência". 

Além de facilitar as compras dos consumidores, o Nuvem Chat integrado ao WhatsApp permite que os empreendedores do varejo online, sejam pequenas ou grandes marcas, escalem seu atendimento e convertam mais vendas, destaca a Nuvemshop.

Leia também

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por