Anglo American e Teck anunciam fusão e criam gigante global do cobre e do minério de ferro
Nova companhia, Anglo Tusk, terá Minas-Rio e Serra da Serpentina como ativos estratégicos em Minas Gerais
A mineradora Anglo American e a canadense Teck Resources anunciaram nesta terça-feira (9) a fusão das companhias, dando origem à Anglo Teck. O grupo já nasce como um dos cinco maiores produtores globais de cobre e com forte presença em outros minerais estratégicos, como minério de ferro de alto teor e zinco, além de nutrientes agrícolas.
No Brasil, o impacto direto será em Minas. O Sistema Minas-Rio, com produção de minério de ferro premium voltado para a descarbonização da cadeia do aço, seguirá como um dos pilares da nova companhia. A integração dos recursos minerais da Serra da Serpentina, em Conceição do Mato Dentro, também está no radar, assegurando a continuidade operacional do complexo por décadas.
“Estamos muito felizes com esta parceria, confiantes de que estamos iniciando um novo momento na mineração global. O Brasil ocupa um lugar relevante e estratégico nesta fusão”, afirmou Ana Sanches, presidente da Anglo American no país. Segundo ela, a união deve acelerar investimentos e ampliar a contribuição das operações brasileiras para o desenvolvimento nacional, com foco em inovação, sustentabilidade e diálogo com as comunidades.
A operação ainda depende de aprovações regulatórias e deve ser concluída em até 18 meses. A Anglo American reforçou ainda o compromisso de concluir a venda de seus ativos de níquel, em Goiás.
Leia mais: