
Apesar de estarmos quase no fim de janeiro, os chineses vão celebrar o Ano Novo do calendário astrológico a partir deste domingo (22). De acordo com previsões da astrologia chinesa, que conta com 12 signos representados por 12 animais, 2023 será regido pela energia do coelho e promete ser um ano marcado pela sensibilidade e diplomacia.
De acordo com Adriana Di Lima, professora e consultora de astrologia chinesa e feng shui, os chineses consideram o coelho um dos animais mais afortunados dos signos.
"Ele tem graciosidade natural na sua conduta e modo de ação, traz, na maioria das vezes, um julgamento sensato das coisas mais cotidianas, por isso a diplomacia é evidente”, observou.
Individualmente, a expectativa para 2023 é que as pessoas sejam mais bondosas, compreensivas, tolerantes e flexíveis. Segundo a astróloga, a criatividade será estimulada ao lidar com situações do dia a dia.
“As regras e ordenações estarão mais relaxadas e o cenário mais calmo. Todas essas características são favoráveis para evitar mal entendido assim como atritos desnecessários”, afirmou.
A consultora explicou que, na tradição chinesa, o coelho é visto como afortunado e fértil e deve trazer positividade especialmente em relação à riqueza e à prosperidade.
Na dimensão familiar, o animal pode ajudar na sorte, favorecendo a diplomacia em conversas mais delicadas. Para quem deseja ter filhos, o ano será propício para aumentar o número de integrantes da família.
Além da energia do coelho, o ano de 2023, conforme Adriana Di Lima, será influenciado pelo elemento natural água, que é considerado pela Medicina Tradicional Chinesa para as previsões.
"Na saúde, a atenção principal é para possível depressão, angústia e sensibilidade excessiva, pois a água como elemento preponderante poderá atrair essas condições", alertou a astróloga.
Astrologia oriental chinesa
A especialista explicou que, por ter como referência os movimentos da lua e do sol, o ano novo chinês é associado a duas datas: uma em referência ao calendário lunar – usado nas comemorações populares –; e outra que considera o calendário solar – usado pelo feng shui e pela astrologia chinesa. Este ano, essas datas caem em 22 de janeiro (lunar) e 3 de fevereiro (solar).
Os signos do zodíaco chinês são representados pelos seguintes animais: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e o javali.
Os orientais consideram ainda cinco elementos da natureza: madeira, fogo, terra, metal e água, que associam características distintas a cada animal.
De acordo com Adriana Di Lima, a astrologia chinesa é atribuída a datas e análises de constituição energética pessoal. Assim, é possível fazer um estudo de mapas tanto de um período desejado quanto de um indivíduo, com informações que podem ser aplicadas em autoconhecimento, previsões e tendências de personalidade.
Leia mais: