Astronomia

Asteroide do tamanho de um ônibus está passando ‘raspando’ na Terra nesta segunda

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
28/03/2022 às 17:30.
Atualizado em 28/03/2022 às 17:35

Um asteroide quase do tamanho de um ônibus está passando “raspando” na Terra nesta segunda-feira (28). O chamado 2022 FB2, que tem cerca de 15 m de diâmetro, fará uma aproximação de “apenas” 150 mil km. Para se ter uma ideia, isso equivale a menos da metade da distância entre a Lua e  a Terra, que é de cerca de 385 mil km.

Como mostra o site americano Space, os astrônomos detectaram o asteroide pela primeira vez no último sábado (26) usando um banco de dados da Nasa.

Simulação da Nasa mostra rota do asteroide 2022 FB2 e nosso planeta (Nasa / JPL-Caltech / Divulgação)

A visita desta segunda vem após uma outra rocha espacial ter quase se chocado com nosso planeta na última quinta-feira (24). Na ocasião, o 2022 FD1 passou a apenas 8,7 mil km da superfície terrestre. Ele foi descoberto pelo astrônomo Krisztián Sárneczky, que anunciou a descoberta no Twitter. Apesar da proximidade, o asteroide era pequeno, com, no máximo, 3,7 m, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês) da Nasa.

Recentemente, Sárneczky também descobriu um asteroide chamado 2022 EB5, que atingiu a Terra em 11 de março e queimou sobre o Mar da Noruega, segundo o Space. O problema é que sua descoberta se deu apenas duas horas antes do impacto.

“Pequenos asteroides como o 2022 EB5 são numerosos e impactam a atmosfera com bastante frequência – aproximadamente a cada 10 meses. Mas poucos desses asteroides foram realmente detectados no espaço e observados extensivamente antes do impacto, basicamente porque são muito fracos (para serem vistos) até as últimas horas”, afirma Paul Chodas, diretor do CNEOS, em comunicado citado pelo site americano.