Defesa do meio ambiente

Ativista Greta Thunberg é presa após protesto na Noruega

Cássia André
csilva@hojeemdia.com.br
01/03/2023 às 12:02.
Atualizado em 01/03/2023 às 12:04
Greta participava de um protesto contra a instalação de turbinas eólicas na Noruega (Reprodução Redes Sociais)

Greta participava de um protesto contra a instalação de turbinas eólicas na Noruega (Reprodução Redes Sociais)

Conhecida mundialmente por se envolver na luta e defesa do meio ambiente, a ativista sueca Greta Thunberg, foi presa na manhã desta quarta-feira (1) em Oslo, na Noruega. Greta participava de um protesto contra a instalação de turbinas eólicas em áreas pertencentes ao povo originário Sami.

Ela e outros ativistas indígenas locais foram detidos após bloquearem uma das entradas do Ministério das Finanças da Noruega. Segundo informações das agências internacionais, a ativista já foi liberada.

Que caso é esse?
A jovem e demais ativistas e ambientalistas pedem que o governo da Noruega remova turbinas eólicas na região de Fosen, onde estão localizadas as terras Sami.

A Corte Suprema do país entendeu em 2021 que os dois parques eólicos construídos na área violavam os direitos dos povos indígenas Sami sob convenções internacionais. Porém, 16 meses depois, as turbinas continuam em operação.

Como ato de protesto, nos últimos dias manifestantes estão bloqueando o acesso a diversos prédios do governo federal em Oslo. 

De acordo com a Unesco, a região é habitada pelos Sami há milhares de anos. Hoje, vivem aproximadamente 80 mil deles em algumas regiões da Noruega, Finlândia, Rússia e Suécia. Porém, eles vêm sendo ameaçados pelo crescimento da exploração de madeira, construção de barragens e expansão de ferrovias.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por