O novo site criado pelo Banco Central do Brasil para o serviço de consulta a valores esquecidos em bancos entrará em operação no dia 14 de fevereiro. Para ter acesso ao sistema e solicitar o resgate, é preciso fazer um cadastro pelo site Acesso, ou pelo aplicativo gov.br.
O Sistema de Valores a Receber (SVR), como foi chamado, foi lançado no final de janeiro, mas acabou suspenso devido ao grande número de acessos que derrubou a página do Banco Central na internet. O novo site que deverá ser procurado pelos cidadãos é: valoresareceber.bcb.gov.br.
"No momento da consulta você saberá se tem valor a receber e, caso positivo, receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 07/03/2022", informou o BC. Caso a pessoa não acesse o site na data indicada, será necessário fazer nova consulta para receber uma nova data.
O login Registrato, segundo a entidade, não permite acesso ao sistema. O cidadão precisa de um login nível prata ou ouro para navegar pelo sistema de Valores a Receber. O nível da conta é divulgado logo após o login, e para melhorar a condição, basta seguir as instruções ou entrar em "Privacidade/Selos de Confiabilidade".
O Banco Central reforçou ainda que links não serão enviados a nenhum cidadão, e ninguém tem autorização para entrar em contato com as pessoas em nome da instituição ou do sistema Valores a Receber.
Apenas depois de acessar o sistema, e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência, segundo o BC. Nesta primeira fase do serviço, são cerca de R$ 3,9 bilhões de valores a serem devolvidos para 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas no Brasil.