CONSUMO MODERNO

Brasileiros recorrem à Inteligência Artificial até para escolher presentes

Levantamento mostra que 54% usam ferramenta sob a justificativa de encontrar melhores preços

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/08/2025 às 17:37.Atualizado em 13/08/2025 às 17:51.
 (Freepik)
(Freepik)

Pesquisa feita pela BHN Brasil, distribuidora de cartões-presente no país, mostra que a Inteligência Artificial já é utilizada por parte considerável dos brasileiros até mesmo na hora de escolher um presente. Estudo englobou 1.040 consumidores adultos: 56% admitiram usar a ferramenta em busca de ideias criativas e 54% para encontrar melhores preços. 

Além disso, 43% usaram IA para comparar produtos ou marcas e 41% para obter recomendações de produtos.

Essa tendência é ainda mais acentuada entre os consumidores mais jovens, que utilizam inteligência artificial duas vezes mais as gerações mais velhas. A IA também está sendo aplicada na personalização de presentes digitais.

Live shoppings não são mais apenas tendência

A pesquisa destaca a relevância dos eventos de vendas ao vivo nas redes sociais, as live shopping, como um novo canal de engajamento: quase quatro em cada cinco brasileiros entrevistados (79%) já participaram de algum evento deste tipo no ano passado. 

"A ascensão da Inteligência Artificial no processo de compra e de novos formatos para promover produtos, como as live shopping, é um divisor de águas, e os cartões-presente estão perfeitamente posicionados para se beneficiar dessa evolução", explica Fernanda Carbonari, Managing Director da BHN Brasil.

Leia também:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por