Projeto de Lei

Câmara federal aprova punição para divulgação de rachas e crimes de trânsito na internet

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
03/02/2022 às 11:03.
Atualizado em 03/02/2022 às 11:28

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que proíbe a divulgação de fotos ou vídeos que mostram práticas de infrações gravíssimas de trânsito, como rachas e condução sob efeito de álcool. O texto agora será enviado para sanção presidencial, e se virar lei, pode levar à cassação da CNH.

Na votação, o Plenário rejeitou cinco emendas ao projeto, de autoria da deputada paranaense Christiane de Souza Yared (PL). O texto final estende a proibição à "divulgação, publicação ou disseminação de condutas que coloquem em risco a integridade física própria e de terceiros ou que configurem crime de trânsito e à divulgação em meios eletrônicos e impressos". 

A excessão se dá para fotos ou vídeos que tenham o objetivo de denunciar tais práticas, que estão sujeitas à multa gravíssima multiplicada por dez, seja para pessoa física ou jurídica. Empresas proprietárias do canal de divulgação ou de plataformas digitais e que não retirarem o conteúdo em até 24 horas após notificação judicial terão a multa gravíssima multiplicada por 50. Em caso de reincidência nos crimes dentro de um ano, a pena será aplicada em dobro. 

Já as pessoas físicas que divulgarem o material poderão ter a habilitação suspensa por 12 meses, e no caso de reincidência em até dois anos, o documento será cassado. Se o condutor não for habilitado, será proibido de obter a CNH pelo mesmo prazo da suspensão ou cassação.

Todas as regras entram em vigor 180 dias após a publicação.

Leia mais:
Casos de dengue sobem para 577 em Minas; nenhuma morte pela doença foi registrada até o momento
Minas registra 28 mil casos de Covid em 24 horas e ultrapassa marca de 2,8 milhões de contaminados

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por