'Leão do Bem'

Campanha mostra como é possível apoiar instituições sociais através do Imposto de Renda

Meta é retirar da lista de espera cerca de 100 famílias com bebês e crianças com síndrome de Down que aguardam por atendimentos especializados

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
21/05/2024 às 17:36.
Atualizado em 21/05/2024 às 17:51

Quem ainda não acertou as contas com o Leão tem tempo de fazer uma boa ação. Organização social sem fins lucrativos de Belo Horizonte, o Instituto Mano Down promove mais uma edição da campanha “Leão do Bem”. A ideia é  instigar a sociedade a destinar parte do imposto de renda à instituição, que atende bebês e crianças com síndrome de Down. O prazo final para entrega da declaração é 31 de maio.

A destinação pode ser feita na hora do preendimento em modelo completo. Pode ser doado até 3% do valor devidoou a receber a título de restituição por meio do  Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Tudo no próprio sistema da Receita Federal.

A campanha LEÃO DO BEM, criada pelo Instituto Mano Down, permite que o contribuinte decida exatamente para quem a doação será destinada, possibilitando o controle e a garantia de que o recurso será aplicado em projetos que geram impacto positivo na vida de mais de 1 mil famílias.

Segundo Leonardo Gontijo, fundador e presidente do Instituto Mano Down, a campanha "Leão do Bem" vem para garantir oportunidades de desenvolvimento para as famílias que estão na fila de espera dos atendimentos de saúde.

“Todos os nossos atendimentos são oferecidos de maneira gratuita para a população. Quando você contribui através do IRPF, você determina que parte do seu imposto fique com o Instituto Mano Down para o desenvolvimento de ações e serviços destinados à promover oportunidades para bebês e crianças com síndrome de Down", detallha.

A meta com a campanha éretirar da lista de espera cerca de 100 famílias que aguardam por atendimentos de intervenção precoce de saúde para bebês de 0 a 3 anos (terapias necessárias para o desenvolvimento cognitivo e motor de bebês) e vivências inclusivas para crianças.

Quero doar parte do IR, como faço?

A contribuição deve ser feita no ato da sua declaração. O próprio sistema da receita federal já te informa o quanto você pode doar. Depois, é só gerar o seu DARF e efetuar o pagamento. Depois, basta encaminhar o comprovante de pagamento para o Instituto através do e-mail corporativo@manodown.com.br, com os seguintes dados: Nome / CPF / Data de Nascimento / Endereço

Se o saldo da declaração é de imposto a pagar, o valor total destinado será abatido desse valor. E se houver restituição, o valor de abatimento de impostos com as doações declaradas será somado ao montante que será devolvido mais atualização pela Selic (taxa básica de juros) em um dos cinco lotes do calendário apresentado pela Receita Federal.

O Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos que atua em Belo Horizonte e desenvolve programas focados no desenvolvimento de potencialidades e na busca de autonomia de pessoas com síndrome de Down (T21) e outras deficiências intelectuais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por