Capa da The Economist retrata Bolsonaro como ‘viking do Capitólio’ e diz que Brasil dá lição aos EUA
Revista britânica destaca julgamento no STF e afirma que país se recompõe após ‘febre populista’

A revista britânica The Economist estampou, nesta quinta-feira (28), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). O processo, que apura o suposto envolvimento do ex-mandatário em uma tentativa de golpe de Estado, foi escolhido como reportagem de capa e ganhou uma comparação direta com o cenário vivido nos Estados Unidos após a derrota de Donald Trump a Joe Biden.
Na capa, Bolsonaro aparece em uma ilustração caracterizado como Jacob Chansley, o norte-americano que ficou conhecido como “viking do Capitólio” por participar na invasão ao Congresso dos EUA em 2021. A primeira página traz ainda a chamada: “O que o Brasil pode ensinar aos Estados Unidos”.
O texto principal, intitulado “O Brasil oferece aos EUA uma lição de maturidade democrática”, argumenta que os dois países “trocaram de lugar” em termos de saúde da democracia. Para a publicação, enquanto os norte-americanos seguem em crise política após o governo Trump, o Brasil dá sinais de recuperação após enfrentar “febre populista”.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: