Entrevista

Carolina Saraiva, CEO da mineira Akmos, fala do sucesso da ‘estratégia agressiva’ de lançamentos

Saraiva destaca sucesso da ‘estratégia agressiva’ de lançamento de 32 produtos em 2023 para elevar o faturamento da companhia mineira

Iracema Barreto
ibarreto@hojeemdia.com.br
18/12/2023 às 13:45.
Atualizado em 18/12/2023 às 13:46
 (Akmos/Divulgação)

(Akmos/Divulgação)

Uma das maiores empresas de marketing multinível do Brasil, a Akmos já é hoje, pouco mais de 14 anos após a fundação, pelas mãos da empresária Carolina Saraiva, uma das marcas mais lembradas quando os assuntos são cosmética, saúde e bem-estar. 

Atualmente, a companhia mineira tem cerca de 40 franquias espalhadas pelo país, mais de 10 mil associados (ou empreendedores) e planos de ampliar as ramificações para outros países. 

“Estamos encerrando o ano e os 32 novos produtos lançados correspondem a cerca de 30% de todo o faturamento alcançado em 2023. Somente no mês de novembro, esse percentual atingiu 40%. E o mês de dezembro ainda não foi contabilizado”, destaca a CEO, sobre o que chama de “estratégia agressiva de lançamentos” realizada neste ano e o impacto dela nos resultados da Akmos, mas sem revelar as cifras. Confia a entrevista na íntegra:

O mercado brasileiro de estética é o quarto maior do mundo e movimenta bilhões. Esse crescimento turbinado até mesmo durante a pandemia abriu também mais e mais possibilidades de trabalho e de ganhos para os profissionais e empresas do ramo? 
Com certeza, principalmente em relação ao mercado de venda direta, que possibilita que pessoas com diferentes experiências, formação, faixa etária e localidade revendam produtos porta a porta ou pela internet, agregando em sua realidade uma nova fonte de renda. É, inclusive, um de nossos maiores valores na empresa, proporcionar a qualquer pessoa a oportunidade de empreender com produtos que levam saúde e bem-estar a milhões de brasileiros. É uma oportunidade de baixo investimento, comparado a outros modelos, já que todo o investimento é revertido em produtos, possui risco zero, e o empreendedor não perde o que investiu. 

A Akmos é uma empresa que nasceu em Minas e que hoje tem ramificações em todo o Brasil, posicionando-se como grande marca de marketing multinível. Qual é hoje o real tamanho da Akmos e até onde ela chega? 
Atualmente temos mais de 40 franquias espalhadas pelo Brasil e mais de 10 mil empreendedores ativos mensalmente, propagando a oportunidade de carreira através do nosso modelo de negócio e revendendo nosso variado mix de produtos. Consideramos ampliar a participação no mercado brasileiro, explorando regiões que ainda não atendemos, para em um futuro próximo ultrapassar os limites das fronteiras. Como CEO e fundadora da Akmos tenho orgulho da expansão que atingimos em quase 15 anos de história, sem deixar de lado o pé no chão e as raízes de quando iniciamos esta caminhada.

A empresa que você fundou completou 14 anos em agosto e, para celebrar, investiu no lançamento de 32 produtos voltados para a saúde e bem-estar. Isso mostra somente o grande fôlego da companhia ou é mais reflexo desse mercado que cresce de forma exponencial, sempre ávido por novidades?
Posso dizer que sim, existe uma grande demanda de mercado que reflete nas decisões estratégicas de lançamento de produto. Mas, principalmente, pela visão da companhia que nunca abrimos mão: investir na combinação de tecnologia e ativos naturais para nossas linhas em saúde, cosmética e bem-estar, proporcionando benefícios rápidos e duradouros para o consumidor. 

Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há quase 30 anos, aponta que a categoria de higiene e cuidados pessoais deve movimentar no país até o final deste ano cerca de R$ 199,5 bilhões, um acréscimo de 5,5 % em relação a 2022. Qual é o quinhão da Akmos nessa estimativa? Ou seja, quais são as projeções de resultado para o ano?
As informações sobre resultados são confidenciais segundo a diretriz do nosso Conselho de Administração. Contudo, posso dizer que a nossa estratégia agressiva de lançamento de produtos em 2023 gerou uma representatividade que está acima de 30% de toda a venda do ano. 

E quais os investimentos previstos para 2024?
O ano de 2023 foi o do produto. Foram mais de 30 lançamentos nos mais diversos segmentos, para permitir que nossa rede de empreendedores pudesse expandir sua área de atuação. Para 2024, o foco e os investimentos serão mais direcionados para o desenvolvimento das pessoas, com treinamentos comerciais e também dos produtos que foram lançados, com objetivo de aumentar o conhecimento e maturidade de todos para alavancar ainda mais os resultados. Entendemos que capacitar nossa rede é estratégico. 

Com pouco mais de 14 anos de atuação em um mercado que expande e fatura mais a cada ano, a Akmos hoje tem ampla linha de produtos. Quanto eles representam de todo o faturamento alcançado? 
Estamos encerrando o ano e os 32 novos produtos lançados correspondem a cerca de 30% de todo o faturamento alcançado em 2023. Somente no mês de novembro, esse percentual atingiu 40%. E o mês de dezembro ainda não foi contabilizado. 

Um dos pilares é se colocar como empresa amiga do meio ambiente. Como isso se dá na prática? 
Todos os nossos produtos são Cruelty Free e sempre priorizamos em nossas fórmulas insumos naturais brasileiros, prova disso é o nosso produto Sérum Gel Antiage Red Capsicare, que utiliza o extrato da pimenta biquinho, rico em agentes antioxidantes, para fazer um produto altamente benéfico à pele a partir da biotecnologia. Temos também diversos produtos veganos em nosso mix. Outro ponto importante é que temos uma logística reversa de todas as nossas embalagens e podemos utilizar, por este motivo, o selo “Eu Reciclo”, que reconhece e identifica empresas que tem o fluxo de logística reversa estabelecido para o retorno e reaproveitamento de embalagens descartadas pelo consumidor.

Para acompanhar o ritmo de crescimento do mercado da beleza, empresas e profissionais precisam estar atentos às novidades, pesquisas e novas tecnologias para oferecer aos clientes – homens e mulheres – o que eles desejam. Como fazem isso sem se perder na pressão por demanda? 
Estamos em constante busca pelas melhores práticas do mercado e adaptamos isso às nossas estratégias e realidade de produção. Nosso time de P&D e demais áreas não medem esforços para entregar produtos de alta qualidade em um mercado que está sempre no ritmo de mudanças e evoluções, e isso definitivamente faz parte do DNA da empresa. 

Toda a matéria-prima para o que vocês colocam nas prateleiras existe no Brasil ou é necessário buscar lá fora? 
Valorizamos a pluralidade e riqueza das matérias-primas brasileiras e, por isso, nossos produtos têm a predominância de matérias-primas nacionais. Importamos somente quando não encontramos a matéria-prima de algum fornecedor aqui no Brasil. 

O Brasil é o 3º país em lançamentos de produtos de beleza. Na sua avaliação, Minas segue esse ritmo também? 
Sim, certamente. O mercado mineiro tem se destacado cada vez na produção de cosméticos, acompanhando a tendência nacional, e tenho orgulho de dizer que a Akmos embarca junto nesse momento de crescimento. 

E com relação à mão de obra: como é essa formação em Minas? O setor tem dificuldade de contratação? 
Na verdade, o nosso modelo de negócios é por associação e não por contratação, e não há exigência de formação específica, é um modelo muito democrático. 

Na sua avaliação, o que é fundamental para ter sucesso ao empreender e qual o maior desafio que os empresários da área enfrentam no Brasil? 
Penso que o sucesso está diretamente ligado às parcerias certas, que trabalham pelos mesmos objetivos que você almeja. No meu caso, como empresária, encontrar o William (Miranda) e o Moacir (Diniz) - sócios - no caminho foi fundamental para construir esses mais de 14 anos de Akmos. Sempre compartilhamos da confiança, respeito e visão de futuro para nossa companhia. Isso também está ligado aos desafios que futuros empresários podem enfrentar, no caso de identificar as melhores oportunidades e parcerias para iniciar um negócio de sucesso.

Mulheres são maioria, tanto como clientes quanto como profissionais da área? 
Sim, e vejo isso na prática: nosso quadro de colaboradoras, clientes e empreendedoras representam aproximadamente 60% da nossa companhia. Há um movimento importante de empoderamento feminino acontecendo, em que mulheres buscam a independência financeira para serem protagonistas das suas histórias. 

Nesse mercado tão efervescente da estética, como é estar à frente de uma empresa do ramo e ter que acompanhar tantas demandas do mercado, sobretudo por novidades? 
Estar atenta às principais tendências é um dos meus papéis mais estratégicos. Hoje temos vários institutos de pesquisa que nos trazem dados e tendências de consumo, de comportamento, por gerações, além de parcerias com universidades, centros de pesquisas e outros. Essas ações nos colocam à frente no pioneirismo para lançamentos que nós trouxemos para o modelo de venda direta. É motivo de muito orgulho, porque a Akmos oferece aos revendedores uma oportunidade de renda. Ou seja, cada novo produto significa a oportunidade de uma família gerar riqueza e prosperar. Esse compromisso de transformar vidas, de forma honesta, com um trabalho digno, faz da nossa missão na Akmos motivo de satisfação em testemunhar toda a nossa energia investida se converter em evolução. Na empresa e na vida das pessoas. 

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