Ciência

Cientistas criam ‘gosma’ escura robótica que parece o Venom dos quadrinhos do Homem-Aranha

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
01/04/2022 às 16:45.
Atualizado em 01/04/2022 às 16:48

Cientistas criaram um “robô” em forma de “gosma” magnética escura que, ao se movimentar, lembra o personagem Venom das histórias em quadrinhos do Homem-Aranha.

A gosma “inteligente” é capaz de andar por espaços estreitos e agarrar objetos. Em estudo publicado na última sexta-feira (25) na revista científica Advanced Functional Materials, os pesquisadores afirmam que robôs magnéticos em miniatura e de corpo mole permitem “acesso não invasivo a espaços restritos” e podem ter potenciais aplicações médicas, fornecendo “soluções ideais” para cirurgias minimamente invasivas e entrega direcionada de medicamentos.

O robô 'gosma' escura magnética pode se deformar e acessar locais restritos (YouTube / New Scientist / Reprodução)

Na pesquisa, os cientistas criaram a gosma com elastômero (tipo de plástico) e fluidos. Com isso, podem se deformar para acessar locais altamente restritos ou apertados. “Os robôs podem seguir por canais estreitos com diâmetro de 1,5 mm e manobrar em vários substratos em ambientes complexos”, escrevem os autores no artigo recém-publicado.

Eles explicam que o robô semelhante ao Venom tem várias habilidades, incluindo agarrar objetos sólidos, engolir e transportar coisas nocivas e até consertar circuitos elétricos quebrados.

“O estudo propõe o design de novos robôs de corpo mole e aprimora as futuras aplicações em campos biomédicos, eletrônicos e outros”, dizem os pesquisadores.

A curiosa gosma escura é feita de um plástico chamado álcool polivinílico, misturado com uma substância pulverulenta (que vira pó) conhecida como bórax, além de partículas magnéticas de neodímio (metal).