Transportes

Companhia aérea chinesa cria o voo mais longo do mundo para evitar sobrevoar a Rússia

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
31/03/2022 às 20:28.
Atualizado em 31/03/2022 às 20:31
A empresa aérea chinesa Cathay Pacific fará a mais longa rota aérea do mundo (Facebook / cathaypacific / Reprodução)

A empresa aérea chinesa Cathay Pacific fará a mais longa rota aérea do mundo (Facebook / cathaypacific / Reprodução)

A companhia aérea chinesa Cathay Pacific está preparando o voo de passageiros mais longo do mundo, ao remodelar a rota de Nova Iorque para Hong Kong sobre o Atlântico para evitar sobrevoar partes da Europa e a Rússia.

A nova rota do avião Airbus A350 cobrirá pouco menos de 9.000 milhas náuticas (16.668 km) com duração de 16 a 17 horas, segundo o jornal britânico The Guardian.

O primeiro voo de longa duração dos EUA para a China está marcado para este domingo (3), sem escalas, e deve ficar no ar por 17 horas e 50 minutos.

A Cathay ultrapassará o recorde da linha aérea Singapore Airlines, que viaja de Cingapura, no sudeste asiático, para Nova Iorque em uma distância menor, mas por um tempo maior. São cerca de 15.343 km (9.534 milhas náuticas) em 18 horas, informa o jornal.

A empresa chinesa se recusou a explicar os motivos da nova trajetória. O The Guardian lembra que muitas companhias aéreas cancelaram rotas para cidades russas ou estão evitando o espaço aéreo russo devido à invasão de Moscou à vizinha Ucrânia em fevereiro.

A Rússia também fechou seus céus no mês passado para vários países europeus e todos os voos ligados ao Reino Unido em uma resposta direta a uma sanção.

A Cathay está buscando autorização de sobrevoo para a rota mais longa do mundo, que cruzará o Atlântico, Europa e Ásia Central.

Antes da pandemia, segundo o jornal britânico, a empresa chinesa operava diariamente três voos de ida e volta entre Nova Iorque e Hong Kong.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por