O brasileiro está bebendo menos café. Dados divulgados nesta quinta-feira (22) pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) mostram que, na comparação entre o quadrimestre de 2024 e o de 2025, há uma diminuição das sacas vendidas de - 5,13%.
Eventos climáticos, aumento do consumo no mundo e a entrada da China no mercado global foram alguns dos responsáveis pelo aumento no preço do café e, consequentemente, a queda no consumo do produto no país.
Um dos principais "vilões" do aumento no custo da cesta básica, o café deve seguir com preço elevado e ficar ainda mais caro a partir do segundo semestre. O impacto no bolso do consumidor final se deve à previsão de queda na produção em Minas, principal estado fornecedor do grão no país.
A safra 2025 em Minas, de acordo com Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), deve alcançar 26,09 milhões de sacas de 60 quilos - queda de 7,1% frente à safra passada. No Brasil, a colheita deve crescer 2,7% este ano, alcançando 55,7 milhões de sacas.
De janeiro a abril de 2024, a Abic registrou vendas de 5.010.580 sacas. Já na comparação com os quatro primeiros meses de 2025, a comercialização caiu para 4.753.766 sacas.
O pico da diminuição no comércio do produto foi em abril. Na comparação com abril de 2024, o consumo caiu 15,96%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço do café no Brasil subiu 80% entre abril de 2024 e abril de 2025.
Quadrimestre
Os dados do quadrimestre deste ano até chegaram a abrir com números positivos. Na comparação de janeiro de 2024 com janeiro de 2025 houve incremento de +1,26% de vendas de sacas. Na mesma comparação, só que para o fevereiro de 2024 e o mesmo mês deste ano, o aumento foi de + 0,89%.
Em março, porém, apareceram os primeiros sinais de queda: em março de 2025 o recuo foi de -4,87% nas vendas de sacas na comparação com o mesmo mês de 2024.
A queda mais expressiva surgiu na comparação de abril de 2024 e de 2025, quando houve diminuição de -15,96% de sacas vendidas.
Os dados da Abic dizem respeito ao consumo do café no varejo, o que representa de 73% a 78% do consumo interno do país.
* Com Agência Brasil
Leia mais