
A Coreia do Norte disparou pelo menos um míssil balístico na direção leste, informou o exército da Coreia do Sul nesta quarta-feira (22), no horário local. Este é o primeiro lançamento norte-coreano em vários meses e ocorre após Lee Jae Myung assumir a presidência da Coreia do Sul em junho.
Conforme agências internacionais de notícias, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que o míssil "ainda não identificado" foi lançado em direção ao leste, voando cerca de 350 km/h. Mais cedo, a agência de notícias Yonhap disse que o lançamento foi em direção ao mar, na costa leste da Coreia do Norte.
O lançamento acontece uma semana antes da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), que será realizada na cidade sul-coreana de Gyeongju. O evento contará com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do presidente chinês, Xi Jinping, entre outros líderes.
A Coreia do Norte rejeita a proibição internacional, apoiada pelos Estados Unidos e Coreia do Sul, ao seu desenvolvimento de mísseis balísticos.
Em resposta ao teste, o gabinete presidencial da Coreia do Sul convocou uma reunião de segurança nacional.
Neste mês, a Coreia do Norte exibiu o que descreveu como seu míssil balístico intercontinental "mais poderoso", durante um desfile militar que contou com a presença de altas autoridades de Rússia e China.