13 DE ABRIL

Dia do beijo: 'à medida que o ato vai diminuindo entre o casal, algo não está bem', ensina terapeuta

Gesto universal de carinho é celebrado neste sábado

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/04/2024 às 14:31.
 (Freepik)

(Freepik)

Você sabia que neste sábado (13) é comemorado o Dia Internacional do Beijo? Gesto universal de carinho, que transcende barreiras culturais, o ato traz benefícios à saúde e atesta quando um casal está em perfeita sintonia. No entanto, também pode transmitir doenças, o que reforça o alerta aos beijoqueiros de plantão.

Segundo a terapeuta sexual Thais Plaza, o beijo é o termômetro dos relacionamentos. “Sabemos que à medida que o ato vai diminuindo entre o casal, algo não está indo bem. O stress, as tarefas do dia a dia e a mesmice fazem com que o casal caia na rotina e perca o interesse”, afirma a especialista.

Em tom de brincadeira, mas deixando uma reflexão, a sexóloga diz que o beijo é como se fosse um "abre-alas para o relacionamento", uma grande troca de energia. A terapeuta reforça que, quando o ato vai diminuindo, as pessoas vão perdendo a conexão.

O primeiro passo para reacender os beijos em um relacionamento, de acordo Thais Plaza, é a consciência, entender que o beijo tem a importância de manter um relacionamento saudável e feliz.

“Não se pode normalizar a falta do beijo entre o casal. Se um dos dois perceber que o beijo está sumindo, não naturalizar é muito importante", ensina a profissional da A Sós, empresa mineira e uma das maiores da América Latina em bem-estar íntimo.

Atenção, beijoqueiros!
Quem está solteiro - ou não - e adora curtir uma festa, conhecer novas pessoas e sair beijando muito deve ficar atento principalmente à mononucleose, conhecida como doença do beijo.

É uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus, de características clínicas brandas, que provocam um quadro de febre, mal-estar com adenomegalias, isto é, gânglios principalmente ao redor do pescoço e dor de garganta.

A doença é causada por um vírus. Na verdade, não é transmitida pelo beijo em si, mas por contato íntimo com secreções respiratórias de uma pessoa infectada. O beijo é uma forma de contato íntimo, que facilita a propagação do vírus.

Outro alerta vale para o herpes labial, facilmente identificada por pequenas bolhas, vermelhidão na região da boca e, muitas vezes, transmitida por meio do beijo. Quem estiver estiver com alguma suspeita das doenças deve procurar um médico.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por