
O leite materno é considerado um alimento completo para garantir o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança, além de ser de fácil e rápida digestão, e a doação desse alimento é um ato de amor. Existem, em Minas Gerais, 12 bancos de leite e 31 postos de coleta para receber doações do leite materno.
Mensalmente, cerca de mil crianças são beneficiadas. Em 2022, foram realizados mais de 114 mil atendimentos individuais, 32.526 visitas domiciliares e mais de 16,9 mil litros de leite humano foram coletados em todo o estado.
Ainda sobre os benefícios do leite materno, há muitas substâncias de defesa, que não se encontram em nenhum outro leite. Além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), preocupada e atenta a importância desse alimento, reforça a manutenção do aleitamento materno e a doação de leite humano. Segundo informações, durante o período de férias, entre dezembro e fevereiro, os estoques costumam a apresentar queda.
Em Belo Horizonte a doação pode ser feita no Banco de Leite (BLH) da Maternidade Odete Valadares (MOV). Quem quiser saber dos 31 Postos de Coletas de Leite Humano (PCLH) mais postos de doações no Estado, pode acessar esse link.
Leia mais