Covid-19

Duas novas linhagens da variante QB.1 da Ômicron são registradas no interior de SP

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 28/11/2022 às 18:24.

Dos três casos da subvariante BQ.1 da Ômicron registrados no interior de São Paulo, dois são das linhagens BQ 1.1.17 e BQ 1.18, que ainda não haviam sido registradas no Brasil. Os casos foram detectados em pacientes de Santo André e São Caetano do Sul.

Segundo o Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) informou nesta segunda-feira (28), as subvariantes foram encontradas após análises realizadas no Laboratório de Análises Clínicas da instituição de ensino, que vem fazendo o sequenciamento genômico das variantes de Covid-19 desde setembro de 2021.

Em seu site, o FMABC explicou que ainda não há confirmação de quais sintomas específicos seriam associados a essas novas linhagens ou qual a gravidade da doença que elas causariam. De qualquer forma, os testes foram feitos em pacientes que haviam apresentado sintomas leves da doença, sem maiores complicações.

Os três casos da BQ.1 foram identificados em um lote com nove amostras. A maioria dos testes indicou a presença da variante BA.5 (Ômicron) do novo coronavírus, que segundo o Centro Universitário, ainda prevalece na região.

A instituição revelou ainda que, nas últimas semanas, vem registrando aumento no número de testes de Covid e de índice de positividade nas amostras, chegando a 75% de casos positivos na semana passada.

(*) Com portal do Centro Universitário FMABC.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por