Prevenção

Especialista alerta para acidentes domésticos com crianças durante as férias

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
03/01/2023 às 09:19.
Atualizado em 03/01/2023 às 09:54
 (Acervo Noeh)

(Acervo Noeh)

O período de férias escolares é sempre aguardado com muita ansiedade pelas crianças. Com mais tempo disponível em casa para brincar, aumentam também os riscos de acidentes domésticos. Traumas, fraturas e outros incidentes passam a ser mais comuns em janeiro.

Segundo a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), quedas de lugares altos lideram a lista de acidentes mais recorrentes no hospital, em razão de as crianças se aventurarem em escadas ou cadeiras para pegar algo ou até mesmo brincar. Queimaduras, afogamentos e intoxicações também são listados.

O gerente médico do Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da Fhemig, Rodrigo Muzzi, alerta os pais sobre o que pode ser feito para evitar esses acidentes. “Os pais precisam ficar atentos aos filhos, especialmente em situações perigosas, como subir em escadas ou cadeiras, estar perto de piscinas, lagoas (e principalmente rios ou mar), além de não deixar chegarem perto de fogo e em ruas com intenso movimento de veículos”, disse.

O médico também destaca a importância dos primeiros socorros caso aconteça algum acidente. “Em caso de quedas, por exemplo, cuidados com ferimentos e atenção aos sinais de alerta como vômito, desmaio e confusão mental são fundamentais. Em casos também sérios como queimaduras graves, intoxicações e acidentes no trânsito, é necessário ir ao Pronto Atendimento”, explica.

Prevenção

- Colocar protetores que evitem o fechamento repentino de portas - situação que pode causar acidentes graves, como amputação de pontas de dedos das crianças. 

- Televisões e objetos mais pesados devem ser fixos, para evitar a queda.

- Deixar os brinquedos ao alcance da criança. Remédios e produtos de limpeza devem ficar sempre longe do alcance dos pequenos.  

- Explicar e mostrar os riscos de um fogão ou forno enquanto estiver cozinhando. 

Em caso de emergência, o responsável deve acionar o número 193, do Corpo de Bombeiros ou 192, do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU). 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por