Encontro dos mais relevantes no país para o debate de ideias, cultura e políticas públicas, o Fórum do Amanhã comemora 10 anos em 2025 com uma edição especial em Belo Horizonte e Tiradentes. A programação começa na próxima segunda-feira (24) na capital, com o filósofo Eduardo Giannetti, seguido por show de Fernanda Takai no Teatro Francisco Nunes, no Centro. Os ingressos estão à venda pelo Sympla e custam a partir de R$ 130. A programação segue a partir do dia 26 na cidade histórica, com entrada gratuita para as mesas de debates, mediante inscrição.
O objetivo do Fórum é antecipar tendências e fomentar soluções para um futuro mais sustentável a partir de debates transdisciplinares. Para tanto, reúne artistas, líderes, empresários, produtores, intelectuais e organizações da sociedade civil, gerando conexões e impulsionando mudanças concretas no país.
“Nossa missão é dar visibilidade a iniciativas inovadoras que apontam caminhos para o futuro, criando pontes entre diferentes setores para fortalecer ações transformadoras e inspirar ideias que influenciem políticas públicas e mobilizem a sociedade”, explicam Ralph Justino e Cristina Nascimento, criadores do Fórum do Amanhã.
Na Mesa de Conversa, marcada para as 20h, Eduardo Giannetti convida Benedito Nunes para uma reflexão sobre o sentido da felicidade em tempos de incerteza — entre filosofia, ética e vida cotidiana. Logo após, Fernanda Takai sobe ao palco.
História
Realizado anualmente na cidade histórica de Tiradentes, o Fórum do Amanhã nasceu inspirado por dois grandes pensadores: o sociólogo italiano Domenico De Masi e o economista e filósofo Eduardo Giannetti. Ambos participaram de todos os fóruns – De Masi até sua morte, em 2023.
Enquanto o Fórum ainda era um projeto em gestação, Eduardo Giannetti estava em Tiradentes para lançar o livro “Trópicos Utópicos”, que foi a grande inspiração do evento. Nas páginas, fazia perguntas fundamentais: “Qual é o sonho brasileiro? Existe uma utopia capaz de mobilizar nossa alma coletiva? Que projeto de país pode nos unir em torno de um ideal comum?”.
Desde a primeira edição, o encontro antecipou temas que, anos depois, entrariam no centro da agenda nacional e global, como “Mudanças climáticas e emergência ambiental”; “Crise das democracias e os riscos da polarização política”; “Limites éticos da tecnologia e o impacto das redes sociais”; “Protagonismo das periferias urbanas”; “Direitos dos povos indígenas”; “A urgência de uma nova ética social”, entre outros. Os debates uniram especialistas, lideranças comunitárias e jovens inovadores.
Ao longo de dez anos, o Fórum já recebeu pensadores e artistas como Domenico De Masi, Fernando Henrique Cardoso, Fernanda Torres, Jorge Forbes, Fernando Gabeira, Gilberto Dimenstein, Hans Donner, Sidarta Ribeiro e Chico Pelúcio (Grupo Galpão).
Diferentemente de outros eventos de palestras e summits, o evento tem foco no Brasil, com debates onde o diálogo é fundamental, realizando mudanças concretas. Exemplo disso são as ações do Instituto Vertentes, um de seus braços de atuação, que implementou o Ensino Integral nas escolas públicas de Tiradentes, além da OSC Tiradentes Lixo Zero -que desde 2017 atua na conscientização ambiental e na promoção de práticas de gestão de resíduos, com foco na coleta seletiva e na valorização dos materiais recicláveis na cidade.
Tiradentes
Na sequência de BH, o evento segue para Tiradentes, de 26 a 29/11, reunindo convidados de destaque para refletir sobre temas como Educação Integral; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Inovação e Inteligência Artificial; Democracia e Convivência; Cultura, Espiritualidade e Futuro das Cidades. A programação completa pode ser acessada no site do Fórum.
O Fórum do Amanhã é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Porto Seguro, Codemge e Governo de Minas; apoio do Instituto Ação Pela Paz, Prefeitura de Tiradentes e Grupo Fredizak; em parceria com o Centro Cultural Yves Alves, Fartura - Gastronomia do Brasil, Les Apprentis de l'Espérance Génération Culture e Instituto Rouanet. A produção e realização é da Cativa, Creatif Eventos e Ministério da Cultura - Governo Federal.
Serviço
Fórum do Amanhã – especial 10 anos
Edição Belo Horizonte
Data: 24 de novembro, segunda-feira
Programação:
20h: Abertura Oficial com Mesa de Conversa sobre o tema Felicidades
Convidados: Eduardo Giannetti - economista, filósofo, autor e membro da Academia Brasileira de Letras; e Benedito Nunes, Sócio fundador do Instituto Movimento pela Felicidade e autor do livro “Pessoas felizes fazem coisas incríveis: Uma jornada de autoconhecimento”
21h: Show com Fernanda Takai
22h: Noite de autógrafos com Eduardo Giannetti e Benedito Nunes
Ingressos: a partir de R$ 130
Vendas: pelo Sympla
Leia também:
