Pandemia

França deixa de exigir máscara em alguns locais fechados, como museus e restaurantes

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.comb.r
28/02/2022 às 19:26.
Atualizado em 28/02/2022 às 19:29

A partir desta segunda-feira (28), o uso de máscara deixará de ser obrigatório em locais fechados que exijam cartão de vacinação na França. Mas a medida se mantém para transporte público, empresas e lojas.

De acordo com o jornal francês La Croix, a proteção facial deixa de ser necessária em museus, cinemas, teatros, restaurantes e arenas esportivas. No entanto, continua obrigatória em locais que não exijam o passe da vacina, como ônibus, empresas e lojas.

A flexibilização entra em vigor após quatro semanas consecutivas de queda nos números da pandemia na França. No sábado (26), foram registrados 53.623 novos casos de Covid-19 em 24 horas, contra 332.398 em 29 de janeiro, seis vezes menos, segundo o jornal francês.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Autoridade de Saúde da França (Santé Publique de France), a taxa de incidência (833 por 100 mil habitantes) e os casos positivos (23,8%) da doença estão caindo em todas as faixas etárias e regiões do país. As internações também diminuíram (-29% entre 14 e 20 de fevereiro), exceto em Córsega, onde se mantiveram estáveis. A mortalidade também caiu (-24%), mas continua alta, com 1.500 óbitos por semana.

Segundo o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, citado pelo La Croix, todos os locais fechados poderão ser dispensados ​​da máscara a partir de meados de março, desde que a redução nos índices continue, com exceção de “lugares (…) de muito risco, como as boates”, que reabriram em 2 de fevereiro, e cujos clientes terão que esperar até o final de março, ou mesmo início de abril, para desfazer da proteção facial.

O ministro da Saúde mencionou ainda a possibilidade de “aliviar” o passe de vacinação “se o vírus circular muito menos e os hospitais estiverem em boas condições para trabalhar”.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por