BBB 22

Herpes vira assunto após beijo entre Eliezer e Natália; saiba mais sobre a doença viral

Clara Mariz
@clara_mariz
11/02/2022 às 08:02.
Atualizado em 11/02/2022 às 08:22
 (Reprodução / Globo Play)

(Reprodução / Globo Play)

A festa da líder Jade Picon na quarta-feira (9) está dando o que falar nas redes sociais. Além das polêmicas relacionadas aos brothers, o beijo entre Elieser e Natália deixou os espectadores sem sono, já que, além da dupla ter se estranhado durante o jogo da discórdia dois dias antes, Eli apareceu com uma herpes na boca, e pode ter transmitido para a participante mineira.

O fato foi comentando pela também colega de confinamento Maria, sua affair no reality, alegando não ser ciúmes, mas preocupação. "Não tem nenhum problema. Só fico preocupada por você estar com herpes e ela não ter ligado", disse a sister. Em seguida, a câmera do quarto deu um close no rosto do participante, onde é possível ver as feridas na boca dele.

Por conta dessa situação, a doença viral se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. O Hoje em Dia conversou com a dermatologista Andressa Montenegro sobre a herpes e como ela é transmitida. 

O que é a herpes?

A herpes é uma doença viral, muito comum em nosso meio. Existem dois tipos de herpes, a simples e a genital.No geral, a pessoa pode ter a lesão na boca, na vulva, no anus ou em qualquer parte do corpo que seja contaminada. O fato de existir um vírus que acomete a área genital e um vírus que pode infectar qualquer parte do corpo, nós temos casos de pessoas que tenham uma herpes genital e passar para a boca do parceiro por meio do sexo oral. Então, não tem como saber qual o vírus causador da lesão só com a análise clínica  e sem um exame completo.

Quais os sintomas mais comuns?

O sintoma mais comum é a existência de uma lesão avermelhada cheia de vesículas. Em alguns pacientes, a primeira vez que a lesão aparece ela pode vir acompanhada de febre, mal estar e sintomas gerais. Isso pode acontecer sem que o paciente tenha algum outro problema mais sério de saúde. É comum que a ferida suma com cerca de sete dias, mesmo sem tratamento.

Como é transmitida?

No geral, a herpes simples, as pessoas têm contato ainda na infância e o vírus fica “escondido”, mesmo assim não são todas as pessoas que vão desenvolvê-la ao longo da vida adulta. Já a genital é transmitida pelo sexo e geralmente começa na puberdade, quando a pessoa entra na vida sexualmente ativa. 

Na prática, qualquer paciente com lesão genital ou não, ele é passível de transmitir a doença no período em que as vesículas se rompem. Então, é importante que o paciente que já sabe que tem a herpes labial com uma certa frequência, por exemplo, quando tiver com a lesão, separar copo, talheres em casa, e evitar dar beijo.

Tratamento 

Quando a pessoa está com qualquer tipo de herpes, o indicado é procurar um médico para saber se precisa tomar remédio ou qual o melhor tratamento para o caso. Para prevenir as lesões é simples, em estações como o verão, período com mais registros de herpes simples, o ideal é proteger o local, evitar ficar exposto ao sol e ter uma alimentação balanceada. Para se prevenir da herpes genital, o SUS oferece a vacina contra o vírus para meninos e meninas que estão entrando na puberdade. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por